Treinamento do sono – Como ensinei ele a dormir – Parte 1

Tipo de viagem
Clima

NOSSA PRIMEIRA FASE

 

Quero começar esse post lembrando que cada criança responde de uma forma a rotina do sono, cada criança tem sua personalidade e cada mãe suas necessidades.  Eu optei por ensinar meu filho a dormir após passar 15 dias em extrema exaustão dentro de casa, já morávamos em outro país, Antônio tinha 9 meses e meu marido viajou a trabalho. Foram 15 dias sem dormir, tomando banho de 3 minutos e rezando para ele não acordar, comia qualquer coisa e passava o dia cozinhando para ele, que já estava na introdução alimentar (porém sempre recusava a comida), era uma correria sem fim durante o dia e a noite, onde eu deveria descansar ele acordava, 5x na média, para mamar. Foi insano!

Mas também sou da opinião que somente mães em estado de desespero conseguem fazer um “treinamento” do sono, criar uma rotina, cumpri-la e ser forte o suficiente para não desistir durante a madrugada não são coisas fáceis de se fazer, aliás, dificílimas!

Assim que meu marido voltou, já comecei a consultoria do sono com a Fernanda do @dormemamae, ela me ajudou a identificar uma rotina aqui pra casa, me ajudou com dicas de como desacostuma-lo a dormir mamando ou no meu colo, mas confesso que se você não se dedicar 100% de nada vai adiantar, por exemplo, se você quer que seu filho(a) durma sozinho, você não poderá mais levá-lo para sua cama, em hipótese alguma, ou então o bebê ficará confuso e você voltará à estaca zero, qualquer deslize e você terá que começar de novo, por isso é tão cansativo quanto antes, porém… Com um resultado muitooo melhor!

Vou contar minha experiência, não defendo que toda mãe deva fazer, mas defendo que toda mãe deva viver! Passar o dia caindo de sono, nervosa, explodir por qualquer coisa e não ter forças para se dedicar ao filho não é benéfico para ninguém, muito menos para o bebê. Os posts serão na ordem das fases que fomos passando, vou dividir p não ficar muito extenso, cada fase teve uma duração diferente e foram de intensidade diferentes, vou contar um pouco de cada aqui.

 

LEMBRANDO QUE NÃO SOU UMA PROFISSIONAL DO SONO, sou apenas uma mãe, que estava desesperada, sem dormir e que com a ajuda de uma consultora do sono e muita força de vontade conseguiu mudar tudo na rotina de sono do filho.

 

TREINAMENTO DO SONO – PRIMEIRO PASSO – ROTINA

A primeira coisa que fizemos foi estipular uma rotina, anotei por algum tempo tudo que acontecia aqui em casa, hora de acordar, comer, sonecas, brincar e dormir. Após feitas essas anotações, analisei quais os horários que mais coincidiam, os que eram melhores para mim, Antonio e meu marido, assim criamos nossa rotina. Essa rotina deverá ser seguida rigorosamente, e foi nessa parte que mais me atrapalhei!

Nossa rotina inicial, feita por mim e pela consultora foi:

7:00 – Se ainda estiver dormindo, acordar, trocar a fralda e amamentar. Se ele acordar mais cedo, esperar até as 7:00 para amamentar.

8:15– Café da manhã

9:30- Soneca (Dormir por pelo menos 1 hora)

11:00 – Se ainda estiver dormindo, acordar e amamentar

12:15– Almoço

1:30 – Soneca (Dormir por pelo menos 1 hora)

3:30 – Se ainda estiver dormindo, acordar e amamentar

5:15– Jantar

6:20 – Banho + Ritual

6:45 – Amamentar

7:00 – Dormir

10:30- Mamada dos Sonhos

 

Tentei essa rotina por algum tempo e confesso que sofremos bastante! Primeiro porque eu não tinha rotina nenhuma, entrar em uma regradinha assim, foi tenso. Segundo porque Antonio acorda tarde, sempre acordou, então nunca fomos acostumados a acordar cedo, sempre depois das 9 da manhã. Devo ter passado uns 10 dias com essa rotina e pela manhã era bem cansativo, eu e ele com sono, ele não comia nada pois ainda estava cansado e resolvi ir alterando conforme funcionava para nós. A consultora me dava dicas de como não perder o rumo e eu ia alterando na rotina o que eu via que não estava funcionando p gente.

 

Após 1 semana + ou – cheguei a esta rotina:

 

6:30/7:00 – acorda sozinho, amamento e coloco para dormir novamente. Se acordava antes deste horário, eu segurava para amamentar só depois das 7hs.

9:00/9:20 – Acorda

9:40 – café da manhã

12:15 – Almoço

1:00 – Banho

1:30 – Soneca

3:30 – Se ainda estiver dormindo, acordar e amamentar

5:30/6:00- Jantar

6:20 – Banho + Ritual

6:45 – Amamentar

7:00/7:30 – Dormir

10:30 – Mamada dos Sonhos

 

Alguns horários ficaram com essa diferença de 30 minutos porque sempre fui muito por ele, se ele estava cansado demais, ia p cama mais cedo, se estava desperto, esperava mais alguns minutos para ir para o banho. Precisei aprender a perceber as vontades do Antonio, quando estava com sono, quando estava com fome ou queria apenas mamar por costume e por isso essa adaptação do começo levou tempo!

Hoje consigo saber instantaneamente quando ele está ficando com sono, não deixo jamais ele chegar à exaustão, isso deixa o bebê elétrico e fará com que ele durma mal durante a noite. Agora consigo saber tudo pelos olhinhos dele, começou a ficar vermelho é hora do banho, 15 minutos depois ele já está pronto para dormir e capotando. O bebê demonstra quando está cansado, olhos vermelhos, irritado, coça a cabeça entre outros, nosso papel é perceber esses sinais e começar o ritual do sono logo nesse início.

 

RITUAL DO SONO

O ritual do sono é uma sequência de coisas que eu tinha que fazer todos os dias, exatamente igual, para que Antonio entendesse que tinha chegado a hora de dormir. Você pode ler um livro, cantar, dar banho, colocar música, algumas palavras específicas, entre outros! Aqui você define o que mais relaxa o bebê e adapta na rotina, especificamente na hora de fazer dormir.

Eu criei a nossa assim:

Jantar, banho com luz baixa e água bem quentinha, casa em silêncio, troco ele sempre no mesmo lugar, massagem, roupinha quente e pergunto se ele quer mamazinho. : ) (Faço esse mesmo ritual até hoje). Nessa hora ele já está caindo de sono, vou para o quarto dele, sento na poltrona e deixo tudo escuro (breu mesmo, não vejo 1 dedo à minha frente). Ele mama e dorme logo em seguida. Quando começamos, Antonio dormia no colo, mamando (ainda sugando) e acordava 5x por madrugada para mamar.

 

Na primeira fase, a de aplicar a rotina, continuamos como sempre foi, dormia no colo e mamando, se acordava de madrugada eu amamentava, e por isso é tão cansativo nos 10 primeiros dias, além de acordar a madrugada toda, você terá que focar na rotina durante o dia, mas coloquei na cabeça que é por um bem maior e que já já o resultado vinha! Força e segui firme!!! Por que já não tiramos a amamentação durante a madrugada logo no começo? Porque seria muita mudança para ele e consequentemente, muito sofrimento, por isso primeiro focamos em fazer ele entrar na rotininha e depois resolver o resto.

 

O segundo passo foi fazer ele desvincular o peito (amamentação) de dormir, mas esse passo é bem mais lento e difícil, não dá p tirar tudo de uma vez, então conto no próximo post como passamos por mais essa fase.

 

Planejem suas rotinas e boa sorte!!!

 

 

Beijos

Dani

COMENTÁRIOS
COMPARTILHE
COMENTÁRIOS

4 comentários em “Treinamento do sono – Como ensinei ele a dormir – Parte 1

Deixe um comentário