Como ensinei ele a dormir – Parte 3

Tipo de viagem
Clima

NOSSA TERCEIRA FASE

 

Com a rotina estabelecida, desvinculado o peito + colo da hora de dormir, era hora de passarmos para a terceira fase, veja aqui (fase 1) (fase 2), Antonio ainda acordava três vezes durante a madrugada para mamar, isso além da mamada dos sonhos que ocorria todos os dias às 22:30h. O bebê após uma certa idade, não necessita mais de alimento durante a madrugada, se ele está ganhando peso adequadamente e comendo alimentos sólidos durante o dia (após os 6 meses) não há nenhuma necessidade de acordar para mamar. Mas por que eles acordam então? Por costume, hábito! Sabe quando acordamos cedo todos os dias para trabalhar e quando planejamos dormir até mais tarde no domingo, não conseguimos e acordamos exatamente no mesmo horário de costume? É exatamente isso, o relógio biológico dele acostumou a acordar naqueles horários, o nosso papel nessa fase era fazer ele esquecer desses horários e passar a dormir uma noite toda, sem acordar.

 

TERCEIRO PASSO – TIRAR AS MAMADAS DA MADRUGADA

 

Nessa altura da consultoria, eu já tinha anotado durante 3 dias os horários que ele acordava de madrugada, alguns se repetiam exatamente e outros davam diferenças de 10/15 minutos. Era assim, acordava 01:30, 03:15/03:30 e 05:20h. O ideal não é tirar todas as mamadas de uma vez, isso causa muito stress para o bebê, então escolhemos um dos horários e trabalharíamos nele durante 3 dias. Escolhi a do meio, 03:15, e planejamos como seria.

 

Cada consultora tem um método de como tirar a mamada sem fazer o bebê sofrer, obviamente, por razões éticas , não vou colocar o método da Fer (@dormemamae) aqui, mas no geral, consiste em você fazer o bebê esquecer aquele horário de acordar e mamar. Existem livros que também ajudam nessa fase, por exemplo, a Encantadora de Bebês recomenda pegar o bebê no colo, ninar, dar chupeta, sentar na poltrona ou algo que acalme o bebê, mas não oferecer o peito, assim ele volta a dormir sem mamar e em alguns dias entende que não precisa mais acordar naquele horário. Em uma rápida pesquisa no Google você consegue encontrar várias dicas de como retirar as mamadas, entre as principais estão:

 

Certifique-se de que o bebê está bem alimentado, reforce as mamadas durante o dia, ofereça mais vezes se for o caso ou garanta que ele está comendo bem, principalmente no jantar (para bebês que já comem alimentos sólidos).

 

Atrase a última mamada, ou então aumente a quantidade de vezes que ele mama antes de dormir, bebê de barriga cheia dorme melhor.

 

Peça ajuda para um terceiro durante as madrugadas, quando o bebê acordar, o ideal é que outra pessoa vá até o quarto e faça ele voltar a dormir, o cheiro de leite da mãe dificulta todo o processo.

 

Tenha em mente que não será fácil e muito menos rápido, assim como e difícil para nós adultos mudarmos um habito, para os bebês também é, serão madrugadas intensas e longas, prepare-se para ser forte e não desistir.

 

O desmame da madrugada não tem nada relacionado ao desmame completo, especialistas afirmam que bebês acima de três meses não necessitam mais de nutrientes durante a madrugada (salvo exceções) e se acordam durante a madrugada é, ou por hábito, ou por pouco nutrientes recebidos durante o dia. Por isso, reforçar as mamadas do dia é de extrema importância nesse processo, desmamar um bebê por completo não fará com que ele pare de acordar durante a madrugada, além de perder todos os benefícios do leite materno.

 

“As recomendações da Organização Mundial de Saúde relativas à amamentação são as seguintes:

  •        As crianças devem fazer aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de idade. Ou seja, até essa idade, o bebé deve tomar apenas leite materno e não deve dar–se nenhum outro alimento complementar ou bebida.
  • A partir dos 6 meses de idade todas as crianças devem receber alimentos complementares (sopas, papas, etc.) e manter o aleitamento materno.
  • As crianças devem continuar a ser amamentadas, pelo menos, até completarem os 2 anos de idade. ”

Fonte: http://www.leitematerno.org/oms.htm

 

Depois que escolhi o horário que iria tirar primeiro, me preparei psicologicamente para as seguintes noites, sabia que seriam cansativas e que a vontade de desistir seria grande, mas foquei nas noites inteiras de sono e comecei!

 

Continuei as fases anteriores, rotina certinha durante o dia, reforcei as mamadas do dia e não deixava mais dormir mamando, fazia ele mamar bem na mamada dos sonhos e amamentava normalmente nos outros horários, só comecei a recusar a das 03:15h. Como meu marido estava viajando, eu colocava várias blusas para amenizar o cheiro de leite e entrava no quarto, tirava ele do berço e sentava na poltrona, com ele deitado em cima de mim, virado para a frente, assim ele não ficava colado no meu peito. No primeiro dia foi choradeira na certa, já passava dos 50 minutos e ele ainda reclamava, tentava se virar e tirar minha blusa, continuei lá, quase morrendo de sono, mas continuei até ele pegar no sono. Lembro que nesse dia, quando ele finalmente dormiu, já estava quase na hora da mamada seguinte dele, 05:20h e então ele acordou minutos depois, como o intuito era não amamentar mais às 03:15h, levantei e amamentei normalmente.

Não preciso nem falar como estava cansada no dia seguinte, né? Cansada, irritada, com sono, mas firme! Era aquilo que eu queria e sabia que não seria fácil. Foram 3 dias assim, ele demorava para voltar a dormir, mas voltava! No quarto dia ele só resmungou, coloquei a chupeta sem tirar ele do berço e ele voltou a dormir, eu, claro, fiquei mais algum tempo acordada, sem acreditar que estava dando certo. No dia seguinte ele já não acordou neste horário, apenas às 01:30 e 05:20h, então passei a fazer o mesmo processo com a mamada da 01:30h, mesmos problemas, porém mais intensos. Teve dias em que cheguei a colocar ele sete vezes no berço, ele acordava e começava a chorar, repetia tudo, colo, chupeta, poltrona até ele adormecer e eu tentar colocar no berço novamente, foram dias terríveis! Dessa vez alternei as idas ao quarto com o pai, eu estava exausta e precisava de ajuda, algumas ele ia, outras eu, até ele dormir finalmente. Para tirar essa segunda mamada foram bem mais que 3 dias, talvez mais que uma semana, mas continuamos firmes, até ele entender que não precisava mais acordar naquele horário.

 

Como a consultoria do sono durava apenas um mês, ela acabou nesse período, Antonio passou a acordar somente 05:20h para mamar, o que já era um sonho! Eu colocava ele no berço às 19:00, dava a mamada dos sonhos às 22:30 e ele só acordava 05:20 para mamar.

 

Segurei assim por um tempo, eu precisava me recuperar do cansaço dos últimos dias e, claro, o Antonio também. Passamos cerca de 1 semana sem mudanças, ele acordava às 5:20, eu amamentava e ele voltava a dormir, na semana seguinte ele começou a oscilar nos horários e teve dias em que acordava só depois das 6 da manhã, nesses dias, como o dia já estava clareando, eu não conseguia fazer ele dormir novamente (Antonio dorme no escuro total desde sempre) e acabávamos acordando de vez, porém, nunca fomos acostumados a acordar cedo assim, então ficávamos os dois, muito cansados durante o dia. Então pensei, e se quando ele acordar às 06:00 para mamar, eu levar ele para minha cama e tentar fazê-lo dormir de novo? Afinal mamar deitado dá muito mais sono e não desperta tanto o bebê. Testei nos dias seguintes e funcionou! Assim que ele resmungava eu já levava para minha cama, amamentava e voltávamos a dormir, ele só voltava a acordar às 09:20 da manhã.

Obviamente, isso não era o indicado! Ele poderia acostumar com a minha cama, voltar a achar que acordar, mamar e voltar a dormir era normal, masss, era o que funcionava para nós, nosso dia era muito melhor e descansávamos muito mais assim.

 

Então, no fim dessa fase estávamos assim:

19:00, após o banho relaxante e o ritual do sono, eu amamentava ele sentada na poltrona, tirava o peito antes de ele adormecer e o colocava no berço, ficava passando a mão nas costas dele até ele dormir (Isso as vezes durava uns 15/20 minutos), ele acordava 6 da manhã, eu o levava para minha cama, amamentava deitada e voltávamos a dormir.

 

Ficamos assim por cerca de 1 mês, até a dor nas costas (de ter que ficar abaixada no berço, passando a mão nas costas dele) se tornar insuportável. Entramos então na fase 4, sem dúvida alguma a mais polêmica de todas, ensinar ele a dormir sozinho no berço, mas claro, conto tudo sobre essa fase no próximo post.

Essa fase aqui pode ser a última para muitas mamães, não existe problema algum em bebês que dormem no colo ou de alguma forma precisam de você na hora de dormir, contanto que ele não acorde de madrugada procurando por isso, você pode continuar normalmente o seu ritual de costume. Q que é um problema para mim, pode não ser para você, por isso, tudo deve ter uma adaptação para sua rotina e estilo de vida, essa é minha experiência, era minha necessidade naquele momento.

 

Força e espero que consigam noites melhores de sono por ai também.

 

Beijos,

Dani.

 

 

COMENTÁRIOS
COMPARTILHE
COMENTÁRIOS

Um comentário em “Como ensinei ele a dormir – Parte 3

Deixe um comentário