Tipo de viagem
Meses para ir
JaneiroFevereiroMarçoNovembroDezembro
 

Ayutthaya – Quais templos conhecer

AYUTTHAYA – A ANTIGA CAPITAL DA TAILÂNDIA

Passamos 3 dias em Bangkok e em um deles fizemos um bate e volta para Ayutthaya. Clique AQUI para ler o post completo sobre Bangkok.

Ayutthaya, que fica a 70km de Bangkok, já foi capital da Tailândia e hoje é patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Após 1767, a cidade foi invadida pelo exército da Birmânia e completamente destruída, só então Bangkok foi declarada como a nova capital do país.  Um tour repleto de Budas decapitados, ruínas dos mais de 1500 templos que existiam na cidade, tornando este passeio um dos mais interessantes que fizemos na Tailândia.

Fomos de táxi para Ayutthaya e demoramos cerca de 1 hora com trânsito para chegar,  nosso motorista nos deixava na porta dos templos, esperava dentro do carro e ficava por nossa conta decidirmos quanto tempo demorar em cada visita.

Uma dica é levar um mapa com os templos que você quer conhecer, pois como são muitos, você vai precisar optar por alguns e nem sempre o motorista vai saber quais são os seus preferidos. Se não tiver um mapa, leve os nomes dos templos anotados em um papel, assim você consegue combinar o roteiro mesmo que o taxista não fale muito bem Inglês. Eu levei o nome de 5 templos e a ordem em que gostaríamos de conhecê-los, tudo anotadinho, e não tivemos nenhum problema.

Esses foram os que decidimos conhecer, nessa ordem:

 

Wat Yai Chai Mongkol

Esse foi o templo mais conservado que visitamos em Ayuttahaya, até mesmo as estatuas dos Budas, que foram restauradas e estão como as originais. Existe uma escada central para subir até a torre mais alta e então duas menores e estreitas ara chegar até as torres laterais, a subida é intensa mas compensa, a vista lá de cima é muito bonita. Dentro da torre principal existe um “poço” onde os fiéis jogam moedinhas lá também estão várias imagens do Buda, todas cobertas com folhinhas de ouro ou mantas douradas doadas pelos fiéis.

Wat Yai Chai Mongkol em Ayutthaya

Ayutthaya com crianças

Ayutthaya com crianças

Wat Yai Chai Mongkol em Ayutthaya

Como fomos em Abril, pegamos os dias do Ano Novo Tailandês, o Songkran e todos os templos estavam decorados e cheios de espaços para os fiéis fazerem suas oferendas e rituais aos Budas. Foi nesse templo que mais gostamos de ver os rituais acontecendo, muitos fiéis ajoelhados em frente aos Budas, oferecendo flores de Lótus, colando folhas de ouro nas imagens do Buda e acendo incenso, muitos incensos!

Wat Yai Chai Mongkol em Ayutthaya

Wat Yai Chai Mongkol em Ayutthaya

Wat Yai Chai Mongkol - Ayutthaya
Budas cobertos com folhinhas de ouro

Fizemos alguns rituais nesse templo, além de dar banho no Buda (molhe apenas os ombros dele, nunca a cabeça), fizemos o da varetinha da mensagem de Buda. Em frente a uma imagem do Buda fica um potinho cheio de varetas com números nas pontas, você deve chacoalhar esse pote até alguma vareta cair. Depois disso você olha o número da vareta que caiu e retira sua mensagem em uma das paredes em frente ao templo.

Songkran - Ano novo na Tailândia
Ritual de banho no Buda durante o Songkran – Ano novo Tailandês

Passamos um bom tempo procurando esse lugar, os papeis ficam atrás do muro, em umas caixinhas que parecem ser dos correios e você retira o papelzinho com o seu número, lá estará escrita a mensagem que o Buda tem para você : ).

Wat Yai Chai Mongkol - Ayutthaya

 

Wat Mahathat

Esse é o mais famoso dos templos, onde você vai encontrar a cabeça do Buda envolta por galhos de uma árvore.

Diz a lenda, que durante a invasão do exercito da Birmânia, eles decapitaram todas as imagens do Buda e algumas cabeças ficavam caídas pelo chão, essa ficou por lá e foi abraçada por uma árvore, que cresceu e prendeu a cabeça entre seus galhos. Demais, né?

A cabeça é pequena e a árvore um pouco escondida na lateral do templo, vá onde ver uma grande aglomeração de turistas rss, tire um tempo para passear pelos arredores desse templo, além da cabeça, achamos as ruínas dele muito bonitas, um silencio encantador que só é quebrado pelo canto dos passarinhos, uma calmaria só! Antonio se esbaldou de correr e subir em pedras nesse templo, foi um dos que quisemos passar mais tempo durante a visita.

Wat Mahathat - Ayutthaya
Cabeça do Buda envolta pelos galhos da árvore

Wat Mahathat - Ayutthaya com crianças

Wat Mahathat - Ayutthaya

Wat Mahathat - Ayutthaya

 

PASSEIO COM ELEFANTES EM AYUTTHAYA!

No caminho para o próximo templo, nós passamos pela área onde os passeios de elefantes são feitos em Ayutthaya, e preciso confessar, deu vontade de descer do carro e derrubar um por um dos criminosos que estavam pagando para fazer aquilo com os animais!

É inacreditável que as pessoas não consigam ver o mal que fazem ao pagar por um passeio desses, os elefantes andam o dia INTEIRO, abaixo de sol, num asfalto quente, por capricho humano! Fomos em uma fazenda de resgate de elefantes em Chiang May e escutamos as histórias desses animais, é crueldade pura até eles serem domados por seus instrutores. NÃO PAGUEM POR ESSA CRUELDADE, quer ver elefante? Vá em uma das fazendas de resgate em Chiang Mai, mas não pague, de forma alguma, para andar neles!

Logo em frente ao caminho que os elefantes fazem, ficava o nosso próximo templo.

ayutthaya

 

Wat Phra Si Sanphet

O mais fotogênico de todos! Esse templo é o simbolo do parque histórico de Ayutthaya e possui três enormes pagodas (monumento construído sobre os restos mortais de uma pessoa importante dentro da religião Budista) onde estão guardadas as cinzas dos reis Trailok, Borom Ratchathirat III, Rama Thibodi II, e também relíquias reais. As pagodas são considerados típicas do estilo de Ayutthaya, e várias réplicas delas foram construídas em Bangkok, incluindo o Templo do Buda esmeralda.

Esse é um dos maiores templos da antiga capital e um dos mais bem conservados.

Viharn Phra Mongkhol Bophit

Wat Phra Si Sanphet - Ayutthaya

Wat Phra Si Sanphet - Ayutthaya

Wat Phra Si Sanphet - Ayutthaya

 

Viharn Phra Mongkol Bophit

Esse fica exatamente em frente ao Wat Phra Si Sanphet, mas estava fechado para reforma no dia que fomos : (.

Esse é um templo ainda ativo, onde fiéis vão para seus rituais e oferendas aos Budas, dentro dele fica a maior imagem de Buda de bronze da Tailândia. Nós apenas participamos dos rituais que estavam ocorrendo em frente ao templo fechado, mas pelas fotos que vi na internet, vale a pena a visita.

Banho no Buda - Ritual do Songkran
Banho no Buda – Ritual do Songkran (Ano novo Tailandês)

 

Wat Lokkayasutharam

É nesse templo que fica o maior Buda reclinado de Ayutthaya. Geralmente esse Buda fica coberto com uma manta, gigante e dourada, mas quando fomos ela estava caída na parte de trás, provavelmente derrubada pelo vento.

Em frente ao Buda reclinado ficam algumas lojinhas de souvenir, foi ali que comprei os ímãs de geladeira para minha coleção.

Wat Lokkayasutharam em Ayutthaya

 

Wat ChaiWatthanaram

Nosso último e preferido templo de Ayutthaya. O calor já estava insuportável nessa hora, mas conseguimos andar por todos os lados dele, tamanho sua beleza.

Ele foi construído pelo Rei Prasat Thong para comemorar a coroação da sua mãe e foi um dos maiores monumentos de Ayutthaya. Hoje ele é o mais conhecido e visitado templo de Ayutthaya.

Wat ChaiWatthanaram em Ayutthaya

Wat Chaiwatthanaram foi construído seguindo os conceitos dos templos do império Khmer de Angkor, no Camboja,  para simbolizar o universo Budista e Hindu.

Wat ChaiWatthanaram em Ayutthaya

Wat ChaiWatthanaram em Ayutthaya

Wat ChaiWatthanaram em Ayutthaya

Wat ChaiWatthanaram em Ayutthaya

Wat ChaiWatthanaram em Ayutthaya

Wat ChaiWatthanaram em Ayutthaya

Nossa visita aos templos de Ayutthaya durou cerca de 6/7 horas e voltamos exaustos depois de passar muito calor durante o tour pelos templos, é insuportável!

Lembre de levar água e lanches, em frente os templos só existem barraquinhas que vendem água de coco, frutas e comidas locais, em alguns nem isso você vai encontrar. Levei coisas do café da manhã do hotel para o Antonio e eu tomei água de coco o tempo inteiro.

Passe muito protetor solar! Reforçava o do Antonio de 1 em 1 hora, mal existem árvores nos templos então a visita toda é feita abaixo de sol e a uma temperatura que chegou a 40 graus.

Prefira fazer o roteiro de carro, ter um veículo com ar condicionado nos esperando era um alívio, não recomendo fazer o tour de tuk tuk, principalmente se estiver com crianças ou grávida, o calor é realmente forte.

Ayutthaya com crianças
Torrada com o sol do meio dia, mesmo passando muito protetor solar! Pegamos 41 graus em Ayutthaya

Ayutthaya com crianças

Ayutthaya com crianças
Levei comida do café da manhã do hotel para ele.

 

Esse foi um dos melhores passeios que fizemos na Ásia, espero que vocês gostem também!Me conta aqui nos comentários o que você achou sobre Ayutthaya.

Dani.

 

Com as crianças

dica:

Recomendo contratar um motorista (carro com ar condicionado) para visitar Ayutthaya, o calor é intenso e cruel para as crianças. Dentro de Ayutthaya não existe estrutura para alimentação, leve petiscos/sanduíches e muita água.

o que encontramos:

  • calor excessivo
  • escadarias
  • sem acesso de carrinhos de bebê
  • sem estrutura
COMENTÁRIOS