Tipo de viagem
Meses para ir
JaneiroFevereiroMarçoAbrilMaioJunhoJulhoAgostoSetembroOutubroNovembroDezembro

LAUTERBRUNNEN – O VALE ENCANTADO E SUAS 72 CACHOEIRAS

Tipo de viagem
Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

Chegou a hora de falarmos sobre o encanto de Lauterbrunnen, um vilarejo com menos de 3 mil habitantes, localizado em um vale, rodeado por penhascos e famoso por suas 72 cachoeiras. Ao chegar em Lauterbrunnen, fica nítido o motivo pelo qual esse pequeno lugar no mundo tenha sido inspiração para o criador da trilogia O senhor dos Anéis.

A junção entre casinhas típicas Suíças, uma rua principal quase sem movimento de carros, uma igreja icônica e uma cachoeira que parece ter sido estrategicamente colocada naquele incrível penhasco, compõe o cenário perfeito dos contos de fada.

Lauterbrunnen na Suíça
Lauterbrunnen na Suíça

Visitar a região de Lauterbrunnen foi a parte mais mística da nossa viagem, tudo é encantador e parece ter saído dos quadros de pintura. É o lugar da calmaria, do respirar fundo enquanto absorve cada milímetro daquela beleza estonteante. Para completar, o vilarejo fica a vinte minutos de Interlaken e a base perfeita para quem quer conhecer a região já que existem vários passeios saindo do vale.

Depois de conhecermos Engelberg e o Monte Titlis, usamos o Swiss Travel Pass para chegarmos em Lauterbrunnen.

 

Leia também:

Nosso roteiro pela Suíça | Alpes + Trem panorâmico

Monte Titlis e o vilarejo de Engelberg

 

COMO CHEGAR

 

DE AVIÃO:

Existem duas formas de chegar do Brasil até a Suíça: em voo direto partindo de São Paulo (GRU) para Zurich pela Swiss Airlines ou em voos com escala em outros países da Europa com destino final Zurich ou Genebra. O voo direto pela Swiss costuma ser o mais caro das opções, por isso pode ser mais vantajoso combinar um outro destino na Europa, como passar alguns dias em Portugal antes de voar para a Suíça, voos com escala na Espanha e Itália também costumam ter ótimos preços.

Para voos dentro da Europa, as empresas Low-cost costumam ter ótimos preços! Easyjet e Ryanair são as principais.

 

“Estamos preparando um post com todas as dicas sobre como viajar barato usando empresas de baixo custo, em breve aqui no blog!”

 

DE TREM: 

Lauterbrunnen pertence ao cantão de Berna, na região de Interlaken. A partir de Interlaken são apenas 20 minutos de trem e partindo de Zurich são 2:30h de percurso. Viajar de trem pela Suíça já é um programa em si, andar cercado por montanhas nevadas é deslumbrante e inesquecível.

Viajamos com o Swiss Travel Pass, que dá direito a usar todos os meios de transportes públicos do país sem a necessidade de comprar tickets para cada viagem.

Os trens de Interlaken para Lauterbrunnen saem de meia em meia hora e você pode consultar todos os horários no aplicativo do sistema público de transporte da Suíça, o SBB MOBILE.

Compre aqui o seu passe para 4, 8 ou 12 dias pela Suíça.

 

DE CARRO:

Saindo de Zurique são 2hs e Lucerna são apenas 1:10h de percurso. Lembrando que para utilizar as rodovias suíças é necessário ter o Vignette colado no parabrisa do carro. O país não possui pedágio com cancelas, apenas o automático que é registrado por câmeras, então garanta a compra do Vignette logo na entrada do país.

Carros alugados na Suíça já possuem o Vignette colado no parabrisa, mas para quem vem de outros países é necessário comprar na fronteira ou em postos de gasolina. Diferente de outros países, na Suíça o vignette é anual e custa 49 Francos suíços, não sendo possível comprar apenas para o período da viagem.

Sempre reservamos nossos carros alugados com antecedência pelo site da Rentcars.com e conseguimos ótimos preços!

 

Informações Úteis

Quando ir?

Durante o verão Lauterbrunnen oferece trilhas e cachoeiras incríveis, já no inverno o foco fica para os vilarejos pitorescos incrustados nas montanhas e cobertos de neve.

Tipo de viagem

Uma viagem para admirar muita paisagem estonteante, curtir o silêncio encantador dos vilarejos que são proibidos para carros e praticar o ritmo suíço de viver.

Clima

As estações do ano são muito definidas na Suíça, então no verão você pegará temperaturas entre 25/30° e no inverno entre -5 e 5°. Durante a primavera e outono as temperaturas ficam entre 13 e 17°.

ONDE SE HOSPEDAR

Já vou começar dizendo que, depois da nossa experiência, eu teria passado uma noite no vilarejo de Wengen e outra em Mürren, ao invés das duas que passamos em Lauterbrunnen e explico o porquê. Nossa viagem não possuía foco em caminhadas e trilhas pelas cachoeiras da região, então passamos mais tempo conhecendo esses outros lugares do que em Lauterbrunnen especialmente. Mürren e Wengen (falo sobre eles no aba O QUE FAZER) oferecem melhores opções de hospedagem e restaurantes, fora que são vilas incrustadas nas montanhas e sem acesso de carros, experiências mais únicas ao meu ver.

 

Hotel em Lauterbrunnen:
HOTEL SILBERHORN

Esse foi o nosso escolhido, tanto pela facilidade de ficar bem perto da estação de trem como pela comodidade do quarto e vista deslumbrante do vale. O Hotel Silberhorn fica a dois minutos da estação, possui estacionamento e café da manhã inclusos na tarifa. O quarto possui uma sala de estar, perfeito para quem vai com crianças e quer relaxar enquanto os pequenos ja dormem no quarto.

Onde se hospedar em Lauterbrunnen
O hotel fica bem próximo a estação de trem e teleférico / Foto: Booking.com
Onde se hospedar em Lauterbrunnen
Quarto do hotel Silberhorn em Lauterbruunen / Foto: Booking.com

O que não gostamos é que o hotel não tem elevador e o restaurante deixa muito a desejar na comida e atendimento.

 

 

Hotel em Wengen:
SUNSTAR HOTEL

O Sunstar é uma rede Suíça de hotéis que possui um ótimo custo beneficio. O hotel possui piscina coberta aquecida, quarto para famílias e uma pequena área infantil. Durante o inverno o hotel oferece jantar típico Suíço em um chalé exclusivo e durante o verão o jardim é aberto e conta com uma cama elástica para as crianças.

onde se hospedar em Lauterbrunnen
O hotel fica na rua principal de Wengen / Foto: Booking.com
onde se hospedar em Lauterbrunnen
Quarto do hotel SunStar em Wengen / Foto: Booking.com

 



Booking.com

Hotel em Mürren:
EIGER SWISS QUALITY HOTEL

Esse hotel fica bem em frente a estação de trem de Murren, possui quartos com varandas, vista incrível para o vale e quartos para famílias. O hotel possui uma ótima estrutura e conta com restaurante próprio, bar, piscina, spa, academia e sauna. O conforto dos quartos e atendimento aos hospedes são muito bem avaliados pelos hospedes.

Onde se hospedar em Lauterbrunnen e Murren
Quarto do hotel Eiger Swiss em Murren / Foto: Booking.com
Onde se hospedar em Lauterbrunnen e Murren
Hotel Eiger Swiss em Murren / Foto: Booking.com

 

Com as crianças

dica:

Lauterbrunnen não oferece muitos programas específicos para as crianças durante o inverno, então aproveite a região para o contato direto com a natureza, cachoeiras e muita neve.

o que encontramos:

  • hotéis para famílias
  • paisagens estonteantes
  • pouca oferta de hotel
  • restaurantes com poucas opções de alimentação infantil
  • supermercado próximo

 

O QUE CONHECER

 

A CIDADE

Tire algumas horas para caminhar por Lauterbrunnen que, apesar de pequena, te fará passar um bom tempo só apreciando a paisagem e tirando fotos dignas de quadros de pintura. Saindo da estação de trem, siga em direção a Cachoeira principal da cidade, ela fica no penhasco do lado direito, conheça os cafés da cidade, o cemitério que fica aos pés da cachoeira e a pitoresca igreja que compõe o cenário perfeito para fotos.

Lauterbrunnen na Suíça
Igreja de Lauterbrunnen
Lauterbrunnen na Suíça
Cemitério da cidade
Lauterbrunnen na Suíça
Fim de tarde em Lauterbruunen, durante o inverno o sol bate poucas horas do dia dentro do vale.

 

CACHOEIRAS

A região é formada por 72 cachoeiras, e existe uma rota, para ser feita a pé ou de ônibus, que passa pelas quedas-d’água. A trilha das cachoeiras tem 8km de distância e o percurso começa na estação de trem.

As principais cachoeiras são:

  • Staubbachfall, que é a principal da cidade, primeira na trilha e que fica a apenas 10 minutos de caminhada da estação de trem de Luterbrunnen.
  • Trummelbach, que a cachoeira formada pela união de 10 cachoeiras que recebem água do degelo das montanhas Mönch, Eiger e Jungfrau. Ela é conhecida por ser a cachoeira subterrânea mais extensa da Europa e só está aberta para visita entre Abril e Novembro.
Mapa de Lauterbrunnen
Mapa de Lauterbrunnen e suas cachoeiras / Foto: https://mrsmidcoast.com
Lauterbrunnen na Suíça
Só um fiozinho da Staubbachfall. As cachoeiras perdem muita vazão durante o inverno, já que tudo ainda está congelado.
Trummelbach, cachoeira em Lauterbrunnen
Trummelbach, cachoeira em Lauterbrunnen / Foto: https://lauterbrunnen.swiss

 

SCHILTHORN – A MONTANHA DO FILME 007

 

A Schilthorn é uma montanha que fica a 2970m de altitude, logo acima da aldeia de Murren, que ficou famosa por ter sido cenário das gravações de uns dos filmes do 007, “A serviço da sua majestade”. Lá em cima fica o Piz Gloria, restaurante giratório que oferece brunch e comida à la carte.

Outra atração imperdível desse passeio é a Sky Walk, passarela suspensa que fica na montanha Birg, primeira parada do bondinho para chegar até o topo do Schilthorn. (Vou fazer um post exclusivo para esse passeio e deixo o link aqui)

Existem duas maneiras de chegar até a Schilthorn, uma delas é pegar um ônibus em direção a Stechelberg e de lá pegar o bondinho que sobe para o topo da montanha e a outra, e a que recomendo!, é pegar o bondinho Grütschalp que fica em frente a estação de trem de Lauterbrunnen, de Grütschalp pegar um trem para Murren e de lá pegar o bondinho que sobe para o topo da montanha. Nessa segunda opção você terá que descer na estação de trem de Murren, atravessar a cidade a pé e só então pegar o bondinho para a Schilthorn. Preciso dizer que conhecer Murren é obrigatório para quem está na região, a caminhada é estonteante e vale muito a pena!

Todos os funcionários do SBB foram super atenciosos conosco e ajudaram com as crianças e o carrinho de bebê. Nem todo trem possui rampas e portas largas, então tivemos que levantar o carrinho muitas vezes mas sempre tinha alguém por perto para ajudar.

Piz Gloria - Schilthorn
Plataforma de observação no topo da Montanha. Piz Gloria / Schilthorn
Piz Gloria - Schilthorn
A decoração é toda no tema do filme 007. Piz Gloria – Schilthorn
Piz Gloria - Schilthorn
As fotos que você não pode deixar de tirar rss
Piz Gloria - Schilthorn
Restaurante giratório em Schilthorn, Piz Gloria
Piz Gloria - Schilthorn
Passarela suspensa, uma das mais incríveis que ja conhecemos! Piz Gloria – Schilthorn

 

MURREN

Murren é um vilarejo que fica a 1638 m de altitude, incrustado nas montanhas e sem acesso para carros. Um dos lugares que mais amamos conhecer na Suíça, quieto, pequeno, perfeitamente construído para encantar a todos que por ali caminham, foi um achado!

Eu recomendo se hospedar pelo menos uma noite em Mürren. Nós apenas conhecemos o vilarejo durante a subida para o Schilthorn e já nos apaixonamos, o clima da cidade, a simpatia dos locais e cenários estonteantes não me deixam dúvidas de que passar uma noite ali será um acerto inesquecível.

Murren - Lauterbruunen / Suíça
Durante o inverno as ruas ficam todas cobertas de neve
Murren - Lauterbruunen / Suíça
Murren fica incrustado na montanha e é sem acesso para carros

Murren - Lauterbruunen / Suíça

Murren - Lauterbruunen / Suíça
Murren vista de cima, ela fica entre Lauterbrunnen e a montanha Schilthorn

 

WENGEN

Wengen é outra pérola da região e de muito fácil acesso saindo de Lauterbrunnen. Uma rua principal, lojinhas de souvenires, restaurantes típicos e muitos chalés formam o cenário típico de uma cidade perfeita dos Alpes Suíços. A igreja é a cereja do bolo e é, a partir dali, que você terá uma vista inesquecível do vale de Lauterbrunnen.

Wengen - Lauterbrunnen / Suíça

Wengen - Lauterbrunnen / Suíça

Wengen - Lauterbrunnen / Suíça
Wengen também não possui acesso para carros, o trem parte de Lauterbrunne até o vilarejo
Wengen - Lauterbrunnen / Suíça
Vista do Vale de Lauterbrunnen

Wengen - Lauterbrunnen / Suíça

 

 

ONDE COMER

Nenhum restaurante nos marcou na cidade de Lauterbrunnen, então vou aproveitar para indicar alguns em Wengen. A cidade fica a vinte minutos de Lauterbrunnen e é de fácil acesso usando o trem.  Fomos jantar lá uma noite e foi tudo perfeito.

Fique atento aos horários de partida do trem, após às 21hs ela só acontece de 1 em 1 hora, tanto a ida quanto o retorno de Wengen.

 

SCHONEGG

Esse restaurante fica dentro do Hotel Schonegg, em Wengen, e é um dos mais recomendados da região, fizemos reserva com antecedência e achamos tudo delicioso. Para as crianças pedimos um prato que não estava no cardápio e fomos atendidos sem ressalvas. O atendimento é super simpático e um dos garçons fala português.

Para quem quer a experiência de ver a típica execução de um tartar de beef, essa é uma ótima chance. Quando solicitado, o prato é preparado na mesa do cliente, um show suíço.

Onde comer em LauterbrunnenOnde comer em LauterbrunnenOnde comer em Lauterbrunnen

 

SUNSTAR GRILLKOTA

Esse é um programa imperdível para quem está em grupo pela região! O Hotel SunStar, também em Wengen, possui um chalé exclusivo para grupos de 8 a 14 pessoas e oferece Raclette, ao redor de uma lareira durante o inverno. É um mini chalé, com decoração típica e super aconchegante! Faça reserva pelo site deles com antecedência.

Onde comer em Lauterbrunnen

Também comemos no restaurante Caprice, que possui uma vista maravilhosa mas a comida foi decepcionante.

 

Depois de Lauterbrunnen, fomos para Grindewald, nossa terceira base nesse roteiro de 9 dias pelos Alpes Suíços.

 

Leia também:

Roteiro pela Suíça – Alpes + trem panorâmico

Grindelwald – A melhor região dos Alpes Suíços 

Como montar uma mala de neve para crianças  

Monte Titlis e o vilarejo de Engelberg 

 

Foto de capa : Foto: wengen.sunstar.ch

 

Espero que gostem das nossas dicas e aproveitem muito! Boa viagem.

Dani.


 

SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO NA EUROPA

 

Eu sempre recomendo viajar com seguro de saúde feito, ainda mais se você estiver viajando com crianças, o custo para emergências fora do pais pode ser bem elevado, então vale a pena prevenir. Além de ser uma ótima garantia ao viajar, o seguro saúde é obrigatório na maioria dos países europeus, você sabia? Com cobertura mínima de €30.000.

Faça a cotação do seu seguro com a SEGUROSPROMO, no site deles você vai conseguir cotar e comparar as principais seguradoras de viagem e garantir o melhor preço para você e sua família. Não viaje sem seguro, o risco não vale a pena. Utilizando o cupom ANTONIOPMUNDO5 você recebe 5% de desconto no seu seguro.


Seguros Promo

 


 

 

COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça suas reservas


Reservando com os parceiros do blog

Você ajuda na manutenção do blog e não paga nada mais por isso

Utilize o melhor site para buscas de hotéis pelo mundo e garanta já sua reserva com o melhor preço.

Saiba todas as dicas para garantir o melhor preço para suas passagens.

Quer visitar as principais atrações sem pegar fila? Compre seu ingresso antecipado e economize tempo.

Quer alugar um carro e não ter surpresas? Utilize nosso comparador de locadoras e garanta o melhor preço na sua diária.

Faça sua viagem com toda a tranquilidade e segurança. Escolha o melhor seguro de viagem para você e sua família!