Tipo de viagem
Meses para ir
JaneiroFevereiroMarçoAbrilMaioJunhoJulhoAgostoSetembroOutubroNovembroDezembro
Tipo de viagem
Meses para ir

MONTE TITLIS E O VILAREJO DE ENGELBERG

Esse é o vale perfeito para quem quer uma experiência completa pelos Alpes Suíços. O vilarejo de Engelberg possui apenas 3.500 habitantes, mas possui uma estrutura perfeita para quem busca a tranquilidade de uma cidadezinha no vale ou a extensa programação de inverno que o local oferece. Seja por seus mais de 80km de pistas de esqui, pela gruta de gelo eterno, pela programação infantil na neve, apenas para andar no primeiro bondinho rotatório do mundo ou atravessar a ponte suspensa mais alta da Europa, Engelberg é a escolha perfeita para uma das bases pelos Alpes.

Apenas 45 minutos de trem separaram Lucerna de Engelberg. Saindo bem cedo de Lucerna, é possível ir e voltar no mesmo dia, porém, recomendo se hospedar uma noite em Engelberg para uma experiência mais tranquila e completa.

Monte Titlis na Suíça
Topo do Monte Titlis na Suíça

 

COMO CHEGAR

 

DE AVIÃO:

Existem duas formas de chegar do Brasil até a Suíça: em voo direto partindo de São Paulo (GRU) para Zurich pela Swiss Airlines ou em voos com escala em outros países da Europa para Zurich ou Genebra. O voo direto pela Swiss costuma ser o mais caro das opções, por isso pode ser mais vantajoso combinar um outro destino na Europa, como passar alguns dias em Portugal antes de voar para a Suíça, voos com escala na Espanha e Itália também costumam ter ótimos preços.

Para voos dentro da Europa, as empresas Low-cost costumam ter ótimos preços! Easyjet e Ryanair são as principais.

 

DE TREM: 

Engelberg fica no cantão de Obwald, na região de Lucerna. A partir de Lucerna são apenas 45 minutos de trem e partindo de Zurich são 1:50h de percurso. Viajar de trem pela Suíça já é um programa em si, andar cercado por montanhas nevadas é deslumbrante e inesquecível.

Viajamos com o Swiss Travel Pass, que dá direito a usar todos os meios de transportes públicos do país sem a necessidade de comprar tickets para cada viagem.

Os trens de Lucerna para Engelberg saem de hora em hora e você pode consultar todos os horários no aplicativo só sistema público de transporte da Suíça, o SBB MOBILE.

Compre aqui o seu passe para 4, 8 ou 12 dias pela Suíça.

 

DE CARRO:

Saindo de Zurique são apenas 1:15h de percurso e de Lucerna são 40 minutos. Lembrando que para utilizar as rodovias suíças é necessário ter o Vignette colado no parabrisa do carro. O país não possui pedágio com cancelas, apenas o automático que é registrado por câmeras, então garanta a compra do Vignette logo na entrada do país.

Carros alugados na Suíça já possuem o Vignette colado no parabrisa, mas para quem vem de outros países é necessário comprar na fronteira ou em postos de gasolina. Diferente de outros países, na Suíça o vignette é anual e custa 49 Francos suíços, não sendo possível comprar apenas para o período da viagem.

Sempre reservamos nossos carros alugados com antecedência pelo site da Rentcars.com e conseguimos ótimos preços!

 

 

Informações Úteis

Quando ir?

Engelberg oferece programação durante todo o ano, durante o inverno a cidade é uma das preferidas para quem buscas pistas de esqui, tobogãs e caminhadas na neve. Já durante o verão, apesar de a neve existir no topo da montanha, a visita aos lagos e caminhadas pela natureza ficam em alta.

Tipo de viagem

Uma viagem para apreciar a natureza, se aventurar em pitas de esqui, passarelas suspensas e tobogã com boias e relaxar caminhando por uma vila típica Suíça.

Clima

As estações do ano são muito definidas na Suíça, então no verão você pegará temperaturas entre 25/30° e no inverno entre -5 e 5°. Durante a primavera e outono as temperaturas ficam entre 13 e 17°.

 

 

ONDE SE HOSPEDAR

 

Eu realmente recomendo se hospedar em Engelberg, principalmente para visitar o Monte Titlis. O vale é muito procurado por quem quem esquiar durante o inverno ou ver neve durante o verão no país, então estar logo cedo na cidade,  é a melhor opção. Caso você prefira se hospedar em Lucerna, garanta chegar cedo a Engelberg para conseguir estacionamento e evitar filas para comprar o ticket do Monte Titlis.

 

 

H+ HOTEL & SPA

 

Nos hospedamos no H+ Hotel & Spa, que fica a 5 minutos de caminha da estação de trem e a 15 minutos da estação do bondinho que leva ao Monte Titlis. Além da ótima localização, o hotel oferece um café da manhã delicioso e possui restaurante com pratos típicos suíços durante a noite, muito cômodo para viagens em família ou para quem quer apenas relaxar após um dia de esqui.

A única coisa que sentimos falta foi de um frigobar no quarto, no mais, gostamos muito.

Onde se hospedar em Engelberg
Quanto do H+ Hotel & Spa
Onde se hospedar em Engelberg
Sacada do quarto
Onde se hospedar em Engelberg
Piscina do hotel
Onde se hospedar em Engelberg
Parquinho em frente ao hotel

 

 

HOTEL ALPENCLUB

 

Esse hotel fica um pouco mais afastado da estação, mas ainda no centrinho de Engelberg, possui uma elegante estrutura típica Suíça e os hospedes adoram o café da manhã. Tente se hospedar em um quarto com vista para as montanhas, sem dúvida isso torna o hotel ainda mais incrível.

Onde se hospedar em Engelberg na Suíça
Quarto do hotel AlpenClub em Engelberg
Onde se hospedar em Engelberg na Suíça
Restaurante do hotel AlpenClub em Engelberg

 

 

HOTEL BELLEVUE-TERMINUS

 

Perfeito para quem quer a comodidade de estar próximo a tudo, estação de trem, teleférico do Titlis e ainda se hospedar com muito conforto. O Bellevue foge um pouco do tradicional chalé suíço e oferece uma estrutura mais moderna aos seus hospedes. O café da manhã é ótimo e muito variado, perfeito para famílias com crianças.

Onde se hospedar em Engelberg na Suíça
Hotel Bellevue em Engelberg
Onde se hospedar em Engelberg na Suíça
Quarto do hotel Bellevue em Engelberg

 



Booking.com

HOTEL WALDEGG

 

Mais afastado do centrinho da cidade e com traslado gratuito para hóspedes, o Hotel Waldegg é perfeito para quem busca, além da programação de inverno, um lugar para relaxar no fim do dia. Com um spa e piscina com vistas panorâmicas das montanhas, esse hotel é daqueles que deixa a viagem ainda mais inesquecível.

Faça sua reserva com bastante antecedência, não conseguimos quarto disponível mesmo reservando com três meses de antecedência, na alta temporada de inverno ele está sempre lotado.

Onde se hospedar em Engelberg na Suíça
Vista do hotel Waldegg em Engelberg
Onde se hospedar em Engelberg na Suíça
Piscina do hotel Waldegg em Engelberg
Onde se hospedar em Engelberg na Suíça
Quarto do hotel Waldegg

 

Com as crianças

dica:

Visitar o Monte Titlis é um programa perfeito para as crianças e no centro da cidade existe um parquinho super legal para elas

o que encontramos:

  • chão escorregadio
  • Programas infantis na montanha
  • restaurantes com poucas opções de alimentação infantil
  • ruas cobertas de neve

 

 

O QUE FAZER

 

Nós focamos nossa passagem por Engelberg para visitar o Monte Titlis, mas a cidade também conta com um mosteiro beneditino, um centrinho típico suíço, lagos incríveis e muita natureza intocada.

 

MONTE TITLIS

O Monte Titlis está localizado em Engelberg e é a principal atração da cidade. Com 3020 metros de altitude, é perfeito quem busca ver neve durante o ano todo. Ele é conhecido por ter uma das temporadas de inverno mais longa da Europa e o preferido para quem busca atividades para toda a família.

No Monte Titlis você vai andar no primeiro bondinho giratório do mundo e pode atravessar a passarela suspensa mais alta da Europa.

Além do esqui o Monte oferece programação intensa para crianças e adultos, pista de tobogã com bóia, pista para trenós, pistas e aluguéis de motos de neve, iglu para comer fondue e muito mais!

Monte Titlis em Engelberg
Entrada para o bondinho do Monte Titlis em Engelberg
Bondinho giratório para chegar ao Monte Titlis
Bondinho giratório para chegar ao Monte Titlis Foto: Divulgação
Monte Titlis, a ponte suspensa mais alta da Europa
Monte Titlis, a ponte suspensa mais alta da Europa
Suíça com crianças
Uma das atrações para crianças no Monte Titlis, tobogã com bóias
Caverna de gelo do Monte Titlis
Caverna de gelo do Monte Titlis

 

MOSTEIRO DE ENGELBERG

Esse mosteiro é o maior órgão da igreja da Suíça, sua biblioteca e queijaria são as atrações principais do lugar.

Mosteiro de Engelberg
Mosteiro de Engelberg, maior órgão da igreja na Suíça – Foto: Divulgação

 

FÜRENALP

Outra montanha incrível mas menos conhecida na região, e por isso, menos lotada de turistas. Ela fica a 1850 metros de altitude e lá você vai encontrar um restaurante, parquinho para as crianças, trilhas para hiking e saltos de pára-quedas.

Fuerenalp em Engelberg
Fürenalp em Engelberg – Foto: Divulgação
Furenalp em Engelberg
Pistas de trenó em Furenalp – Foto: Divulgação

 

 

LAGO BANNALP

Um lago verde esmeralda, cercado por montanhas e muito verde (passeio para ser feito durante o verão). Uma ótima pedida para quem quer fugir dos turistas e apreciar a vida Suíça de verdade! Os Suíços costumam fazer caminhadas durante os fins de semana, sentar ao redor do lago, passar o dia fazendo picnic e curtindo o silêncio do lugar, vale muito a pena ter essa experiência também!

Bannalp em Engelberg
Bannalp em Engelberg – Foto: Divulgação
Bannalp em Engelberg - Foto: Divulgação
Lago Bannalp em Engelberg – Foto: Divulgação

 

 

TRILHA DOS QUATRO LAGOS (de julho a outubro)

Esse programa é para quem gosta de fazer trilhas longas e sem pressa, não recomendo para crianças pequenas. A caminhada dura cerca de cinco horas e você vai passar pelos quatro principais Lagos da região: Trübsee, Engstlensee, Tannensee e Melchsee. Esse passeio é considerado um dos mais bonitos da Suíça central.

A excursão dos quatro lagos começa na estação do teleférico em Melchsee-Frutt. A rota passa pelo lago Melchsee e chega ao lago Tannensee. De Tannalp é preciso descer para o Engstlensee, onde começa a subida para o Jochpass, depois de lá, enfim a descida pelo outro lado da montanha até o lago Trubsee.

O que fazer em Engelberg
Foto: Divulgação

 

 

 

ONDE COMER

 

Vou começar falando de como é caro comer na Suíça, não tem escapatória, seja comparando com outros países da Europa ou apenas convertendo para reais, alimentação é um dos custos mais altos de toda a viagem pelo país, então ou você se planeja para ficar em apartamentos com cozinha e fazer compras em supermercados (Coop, Manor, Migros) ou se prepara para pagar, em média, 25 Francos por prato principal.

 

TITLIS

Esse é o restaurante no topo do Monte Titlis, que oferece comidas típicas Suíças, pizza e hambúrguer. Comemos o Rosti e o Tartar de carne e adoramos! O restaurante é dividido em duas partes, uma self service, ideal para um café ou lanches rápidos (não servem pratos elaborados nessa parte) e a parte com atendimento, onde o garçom serve na mesa e possui um cardápio mais elaborado. Recomendo fazer reserva com antecedência para essas mesas!

A vista do restaurante é incrível e já vale a experiência.

Restaurante do Monte Titlis em Engelberg
Restaurante do Monte Titlis

Restaurante do Monte Titlis em Engelberg

Restaurante do Monte Titlis em Engelberg
Menu infantil do restaurante Titlis

 

 

BRASSERIE KONRAD

Esse restaurante foi um achado! Comida deliciosa, atendimento impecável e ambiente descontraído. Ele é o restaurante do Skilodge hotel mas aceita reserva de não hospedes. Ele foi um dos mais caros de toda a nossa viagem, mas juro que a comida compensa. O menu com três pratos custou 65 francos.

Onde comer em Engelberg
Tartar de beef do Restaurante Konrad em Engelberg
Onde comer em Engelberg
Frango com cogumelos como prato principal do menu
Onde comer em Engelberg
Prato do dia do menu, costela com alcachofra (delicioso!)
Onde comer em Engelberg
Menu do restaurante Konrad em Engelberg

Para as crianças as opções são sempre bem limitadas na Suíça, nesse restaurante eles comeram spaguetti bolonhesa.

Onde comer em Engelberg

 

 

YUCATAN

Esse é um restaurante mexicano queridinho para o pós esqui, e, por isso, fica lotado após às 5hs da tarde.

Um ambiente mais descontraído, bar central e mesas amplas, ideal para famílias e grupos de amigos. Fomos durante o fim de semana e, após às 17hs, tinha uma banda ao vivo dentro do restaurante o que deixou o ambiente ainda mais gostoso.

A comida é muito boa e o atendimento impecável! Eles foram muito simpáticos com as crianças e, durante o show, trouxeram até um protetor de ouvido caso a música estivesse muito alta para os pequenos, achei demais o cuidado.

Onde comer em Engelberg
Restaurante Yucatan em Engelberg

Onde comer em EngelbergOnde comer em Engelberg

Onde comer em Engelberg
Cardápio do restaurante Yucatan

 

 

ALPENCLUB

Esse é um dos restaurantes mais recomendados da cidade, mas confesso que a comida nos decepcionou. O restaurante é divido em dois ambientes, um que oferece cardápio normal e outro exclusivo para Fondue e Raclatte, nós ficamos no de cardápio normal e só recomendo pelas mesas externas e vista das montanhas nevadas. Tomar um drink ou café é mais vantajoso do que almoçar.

Não fomos no ambiente de Fondue e Raclette, que só abre para jantar e necessita de reserva.

Onde comer em Engelberg
Vista da área externa do restaurante
Onde comer em Engelberg
Strogonoff do restaurante AlpenClub em Engelberg
Onde comer em Engelberg
Prato infantil do restaurante
Onde comer em Engelberg
O cardápio do restaurante AlpenClub
Onde comer em Engelberg
Kit para as crianças

 


 

SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO NA EUROPA

 

Eu sempre recomendo viajar com seguro de saúde feito, ainda mais se você estiver viajando com crianças, o custo para emergências fora do pais pode ser bem elevado, então vale a pena prevenir. Além de ser uma ótima garantia ao viajar, o seguro saúde é obrigatório na maioria dos países europeus, você sabia? Com cobertura mínima de €30.000.

Faça a cotação do seu seguro com a SEGUROSPROMO, no site deles você vai conseguir cotar e comparar as principais seguradoras de viagem e garantir o melhor preço para você e sua família. Não viaje sem seguro, o risco não vale a pena. Utilizando o cupom ANTONIOPMUNDO5 você recebe 5% de desconto no seu seguro.


Seguros Promo

 


 

 

Depois de Engelberg, fomos para Lauterbrunnen, nossa segunda base nesse roteiro de 9 dias pelos Alpes Suíços.

 

 

Leia também:

Roteiro pela Suíça – Alpes + trem panorâmico

Grindelwald – A melhor região dos Alpes Suíços 

Como montar uma mala de neve para crianças  

Lauterbrunnen, o vale das 72 cachoeiras 

 

Espero que amem Engelberg como nós amamos!

 

Beijos nossos,

 

Dani.

 

 

COMENTÁRIOS

Faça suas reservas


Reservando com os parceiros do blog

Você ajuda na manutenção do blog e não paga nada mais por isso

Utilize o melhor site para buscas de hotéis pelo mundo e garanta já sua reserva com o melhor preço.

Saiba todas as dicas para garantir o melhor preço para suas passagens.

Quer visitar as principais atrações sem pegar fila? Compre seu ingresso antecipado e economize tempo.

Quer alugar um carro e não ter surpresas? Utilize nosso comparador de locadoras e garanta o melhor preço na sua diária.

Faça sua viagem com toda a tranquilidade e segurança. Escolha o melhor seguro de viagem para você e sua família!