Tipo de viagem
Clima
Meses para ir
JunhoJulhoAgostoSetembro

OTRANTO – UMA CIDADE PERFEITA PARA SUA BASE NA PUGLIA

 

Em Julho de 2018 fizemos uma viagem de 10 dias para a região de Puglia na Itália e Otranto foi nossa primeira base na região. A cidade fica mais ao calcanhar da bota da Italia e é uma mistura perfeita entre cidade histórica e praias de águas cristalinas, um verdadeiro paraíso. Passamos 4 dias na cidade, mas 3 dias são suficientes para conhecer a cidade, o centro histórico e as praias ao redor.

 

Veja aqui nosso roteiro completo pela Puglia.

 

 

Otranto- Puglia

 

Otranto é repleta de cultura, história e belezas naturais. Um centro histórico com traços de Grécia que se mistura a um enorme castelo, a cidade se torna uma base perfeita para quem quer curtir as praias durante o dia e uma típica cidade italiana durante a noite. A região de Puglia ainda é pouco desbravada por brasileiros e turistas de países não europeus, o turismo em massa é de Italianos e a cultura local ainda está muito preservada nas pequenas cidades. Moradores sentados nas calçadas, nos banquinhos da praça, com olhares atentos e observadores aos turistas que ali chegam, é muito interessante ver de perto o estilo italiano de ser!

Otranto fica a 200km de Bari, capital da região de Puglia, e demoramos 2 horas de carro até lá. A estrada é boa mas não possui muito estrutura, tentamos achar algum posto legal para comermos mas não tivemos muito sucesso : (.

 

QUANDO IR

A melhor época para conhecer a região de Puglia é durante o verão europeu, entre os meses de junho e setembro. Os meses de julho e agosto são os ideais já que, por conta das altas temperaturas, a água do mar já estará mais agradável para o nosso padrão brasileiro.

Além de serem os meses mais quentes, julho e agosto também são meses de férias escolares na Europa, então, se você escolher conhecer a região nessa época, prepare-se para encontrar os lugares bem lotados.

 

COMO CHEGAR

Partindo do Brasil, você vai precisar fazer uma conexão em Milão ou Roma e pegar um voo para Bari ou Brindisi, onde ficam os aeroportos na região da Puglia.

Nós chegamos e saímos por Bari, alugamos um carro e fizemos todo o roteiro de 10 dias com ele. Como a região é grande, o ideal é você fazer pelo menos duas bases diferentes, assim economiza tempo de estrada e conhece diferentes pontos da Puglia.

Puglia de carro

 

Informações Úteis

Quando ir?

A melhor época para c conhecer a Puglia é durante o verão europeu, durante os meses de Julho e Agosto.

Tipo de viagem

Na região da Puglia você encontrará um misto perfeito de praias paradisíacas e cidades eleitas como patrimônio mundial da Humanidade pela Unesco

Clima

Nos meses de Julho e Agosto, os ideais para conhecer a Puglia, as temperaturas chegam facilmente aos 30°

 

 

ONDE SE HOSPEDAR

Como nós viajamos com crianças, a prioridade é sempre ficar em um hotel com boa localização, assim conseguimos fazer o máximo de programas a pé e com carrinho de bebê. Em Otranto não foi diferente, pegamos um hotel quase na orla da cidade, pertinho do centro histórico, e foi perfeito! Ficamos entre os lugares mais lindos de Otranto e ainda tínhamos a facilidade de não precisar pegar o carro durante a noite, o que era maravilhoso, já que durante o dia rodávamos muito para conhecer as praias ao redor.

Durante os meses de Julho e Agosto, estacionar em Otranto pode ser bem difícil, por isso recomendo se hospedar o mais próximo possível do centro histórico.

 

HOTEL ALBANIA

Nos hospedamos no Hotel Albania, um hotel 3 estrelas, simples mas com uma localização perfeita, uma das melhores da cidade.

 

Hotel Albania em Otranto - Puglia Hotel Albania em Otranto - Puglia

 

 

Faça sua reserva no Hotel Albania, AQUI.

 

 

HOTEL PALAZZO PAPALEO

 

Esse hotel fica dentro do centro histórico da cidade e possui uma área comum bem legal, o cafe da manha é servido no terraço com vista para o mar!

 

HOTEL EM OTRANTO - PUGLIA
Foto: Booking.com
HOTEL EM OTRANTO - PUGLIA
Foto: Booking.com

 

VITTORIA HOTEL RESORT & SPA

Essa era uma das nossas opções para hospedagem, mas já estava tudo esgotado para nossas datas. Esse é um hotel 4 estrelas e possui uma estrutura mais moderna que os anteriores. O Vittoria hotel fica a 800m do centrinho da cidade e possui duas piscinas, uma coberta e outra externa, perfeito para um pós praia.

 

Hotel em Otranto - Puglia
Foto: Booking.com
Hotel em Otranto - Puglia
Foto: Booking.com

 

 

Clique aqui para ver mais hotéis com ótimas localizações em Otranto. 

 

 


 



Booking.com

 

 


O QUE FAZER NA CIDADE DE OTRANTO

 

CENTRO HISTÓRICO

 

O centrinho histórico de Otranto (cidade velha) é todo murado, fortificado, e fica aos pés do Castello Aragonese, uma junção única e maravilhosa. Colonizada pelos gregos, a cidade lembra muito a arquitetura grega. Ruas estreitas e com chão de pedra onde você vai encontrar uma mistura de residências com lojas de souvenir e artigos locais, tudo isso num tom clarinho e com muita simpatia local, um encanto.

 

Otranto- Puglia

Otranto- Puglia Otranto- Puglia Otranto- Puglia

 

 

CASTELLO ARAGONESE

 

É possível visitar o castelo Aragonese e descobrir os caminhos subterrâneos abertos a visitação. Hoje o castelo funciona como museu e recebe eventos da cidade.

 

Otranto- Puglia

 

 

CATEDRAL

 

A catedral de Otranto fica também fica no centro histórico e abriga ossos de 800 fiéis que lutaram contra uma invasão e se negaram a abrir mão de sua fé. Achei pesado demais para o Antonio ver e não entramos na igreja.

 

 

 

PORTO DE OTRANTO

 

Um porto lindo bem aos pés do Castelo da cidade, aliás, a vista mais bonita do porto é da parte de cima do Aragonese. Se perca pelas ruas do centrinho e surpreenda-se a cada vista incrível que surge no fim das ruelas.

 

Otranto- Puglia

 

ORLA DA CIDADE

 

A praia de Otranto é linda e sempre lotada, pelo menos no auge do verão. Pela orla você encontra alguns lidos (é assim que são chamadas as barracas de praia na Puglia), restaurantes e sorveterias. A água é azul turquesa e calminha, mas por ser no centro da cidade, lota às 8 da manhã. Enquanto tomávamos cafe da manhã no hotel, já avistávamos a água cheia de turistas rss, os italianos madrugam na praia, fato!

 

Otranto- Puglia

 

 

 

QUAIS PRAIAS  E GRUTAS CONHECER NA REGIÃO DE OTRANTO

 

 

 

GROTTA DELLA POESIA

 

Vou logo falar da mais conhecida da região, a Grotta Della Poesia, uma piscina natural em meio as rochas, simplesmente divina! É preciso estacionar na estrada e andar uns 500 metros até encontrar a gruta, você esta caminhando e de repente, um buraco com água azul de doer o olho surge, completando todo aquele cenário inacreditável.

No verão, recomendo chegar umas 9:30h da manhã, depois das 10h o lugar lota e muda completamente o visual, linda também, mas diferente.

A diversão ali é pular, das pedras mais altas, para dentro da gruta. Até vi algumas crianças maiores brincando lá dentro, mas não acho um programa ideal para elas. Só passamos alguns alguns minutos contemplando a beleza do lugar e os pulos divertidos dos turistas, e então seguimos para a próxima praia.

 

Grotta DElla Poesia - Puglia

 

SPIAGGIA DI TORRE SANT’ANDREA

 

Essa praia é uma das mais famosas da região, mas não por sua faixa de areia com água azul turquesa, mas sim por suas falésias e arcos formados pelas gigantes rochas. Fomos duas vezes nessa praia, a primeira vez não encontrei as falésias e acabei desistindo, fui para a direção errada da praia e encontrei, não as falésias, mas uma das praias mais lindas que vi na Puglia a Spiaggia Della Punticeddha.

Na segunda visita a essa praia, fui para a direção oposta e encontrei as falésias. Então faca assim, estacione o carro no estacionamento principal da praia, olhando para o mar, a sua esquerda estarão as falésias (caminhe 200 metros até chegar nelas), e a sua direita estará essa praia que encontrei ao acaso, andei uns 700 metros até chegar nela!

 

Spiaggia Torre Sant'Andrea - Puglia

Spiaggia Torre Sant'Andrea - Puglia

 

SPIAGGIA DELLA PUNTICEDDHA

 

Essa foi a praia que encontrei andando nas redondezas da Sant’Andrea, a Punticeddha. Eu cheguei por volta das 2 da tarde em julho, a maré estava baixa e calma, mas não existia nenhuma faixa de areia para guarda sóis. Dei uma pesquisada na internet e vi fotos dessa mesma praia com um pouquinho de gente na areia, com toalhas e guarda sol, então acho que depende da maré e horário do dia.  De qualquer forma, ela é enorme e muito rasa, a cor da água hipnotiza de tão clarinha, é uma piscina a c eu aberto. Quer saber o melhor? Enquanto a Sant’Andrea bombava de turistas se expremendo por um lugarzinho, essa estava praticamente vazia. Uma raridade no verão Pugliese.

 

SPIAGGIA DELLA PUNTICEDDHA

 

A descida é pelas pedras e bem íngreme, deixe tudo no carro e desça apenas para relaxar na água. A praia estava cheia de crianças, a dificuldade é só descer e subir, de resto, é perfeita para elas.

 

 

 

SPIAGGIA PORTO MIGGIANO

 

Sem dúvida, a mais linda e mais difícil de chegar também. Essa praia fica a 30 minutos ao sul de Otranto e, apesar não ter estrututa alguma, foi a única que arriscamos descer com as crianças e aproveitar essa água inacreditável.

Existem dois caminhos para descer, um mais longo e mais seguro e outro mais curto e mais escorregadio e íngreme. Com crianças recomendo ir pela primeira opção, dá um trabalho, mas segurança em primeiro lugar! Saindo do estacionamento, assim que avistar a praia, vire a esquerda. Existe uma escada interditada, passe pela lateral dela e continue a descida, é preciso pular um murinho rss, mas nada que não deixe a ansiedade pela chegada ainda maior.

Após chegar na parte de concreto da praia, vá por cima das rochas em direção a areia. Após às 11 da manhã a areia fica tomada por guarda sóis e toalhas, tente chegar cedo para garantir seu lugar ao sol : ) .

Compramos um guarda sol no estacionamento, antes de descer. Como não existe nenhuma estrutura lá embaixo é preciso levar muita água e petiscos para as crianças.

 

Baia di Porto MIggiano - PUglia Baia di Porto MIggiano - PUglia Baia di Porto MIggiano - PUglia

POrto MIggiano com crianças - Puglia

Porto MIggiano - Puglia

 

 

CALLA DELL’ACQUAVIVA

 

Essa praia é linda mas pertinho da Miggiano. Com um azul turquesa de doer o olho, a vista de cima é ainda mais linda. Basta continuar a estrada por mais alguns metros e você vera o mirante.

O fundo dela é de pedra, para quem esta sem crianças, vale muito a pena dar um mergulho nessa água.

 

Calla Dell'Acquaviva na PUglia Calla Dell'Acquaviva na PUglia

 

 

SPIAGGIA TORRE DELL’ORSO e BAIA DEI TURCHI

 

Essas praias são indicação certa para quem vai conhecer a região de Otranto, mas preciso ser sincera, em Julho e Agosto elas ficam absolutamente insuportável! Era tanta gente, tanta gente, quem nem estacionar era possível… Eu desci do carro sozinha na Torre Dell’Urso, só para tirar uma foto para o blog, mas não indico ficar ali. Resolvemos descer na Dei Turchi e foi horrível!

Você atravessar o continente, pagar caríssimo numa viagem (nas duas é preciso pagar 25€ pela cadeira + guarda sol) e ter que ficar disputando espaço para sentar na areia, acho totalmente desnecessário.

A Puglia é linda e cheia de praias bonitas, na região de Otranto sofremos mais com as filas, trânsito, falta de lugar para sentar, então aproveitamos essa região para conhecer os principais pontos turísticos e deixamos para relaxar nas praias de Porto Cesáreo, que são muitooooo menos lotadas.

 

 

 

LIDO FUORIROTTA

 

Esse lido fica pertinho de Otranto e é super gostoso para crianças. O restaurante é bem gostoso e praia é toda cercada por pedras, o que deixa ela sem ondas e bem rasinha, uma ótima opção em dias em que as outras praias estão lotadíssimas!

 

 

Lido Otranto - Puglia Lido Otranto - Puglia

 

 

PASSEIO DE BARCO

 

Para quem pretende fazer o passeio de barco pelas praias e grutas da região de Otranto, indico alugar um barco privativo, assim você pode aproveitar as praias, grutas e por quanto tempo desejar. Se eu tivesse feito esse passeio, teria visitado a gruta Mulino D’acqua, vi ela em um cartão postal de la e achei maravilhosa! Todas as praias que citei acima são acessíveis de barco.

 

 

 

ONDE COMER

 

AL TARTUFO

 

Logo de cara vou indicar o melhor restaurante da nossa viagem, assim garanto que se você for escolher um das indicações aqui, vai escolher esse!

Fiz aquela minha pesquisa básica de sempre, TripAdvisor + reviews e, depois de comer em dois lugares no centrinho histórico nas noites anteriores, fomos ao Al Tartufo. Foi nesse restaurante que comi a melhor massa de toda a viagem, o meu era o prato do dia e não lembro o nome, mas o carbonara do meu marido estava divino também e o atendimento ainda é maravilhoso. Indico de olhos fechados!!! Ahhhh, fomos dois dias nesse restaurante e na segunda vez inventei de pedir um Red Fish, horrível, cheio de espinhos! Escolha uma massa e seja felizzzzz.

Ligue antes ou passe para reservar uma mesa, são poucas na área externa, lugar mais gostoso de sentar.

 

onde comer em Otranto onde comer em Otranto onde comer em Otranto onde comer em Otranto

 

 

 

SOFISH – PANI E PESCI

 

Esse restaurante fica no miolinho do centro histórico e esta sempre lotado. A porção de peixinho frito é o prato mais famoso deles, vale passar e provar o petisco.

 

onde comer em Otranto

 

 

 

CLASS 80

 

Esse restaurante fica quase em frente ao porto da cidade, ele é super recomendado no TripAdvisor, o segundo de 127 restaurantes na cidade.

Nos fomos no primeiro horário, estávamos mortos de fome e acabamos pedindo muita coisa de entrada, então desistimos dos pratos principais. Achei ele ok, mas nada perto do Al Tartufo rssss

 

onde comer em Otranto onde comer em Otranto

 

 

 

SORVETERIA LA GRANITA

 

Essa sorveteria ficava quase na porta do nosso hotel e é maravilhosa! Eu não sei porque, mas a maioria das pessoas que entra lá pede a Granita, que é o nosso sorbet, sorvete sem leite, sabe? Que pra mim, pareceu mais uma raspadinha bem doce e gostosa, mas nada…nada perto do sorvete de verdade deles. É divino, derrete na boca… ai que saudade!!!

Você vai ate estranhar, são 30 sabores de granita e 6 de sorvete de verdade hehehe acho que é algo da cultura deles, um costume comer a “raspadinha italiana”, mas vai por mim, foca no sorvete e me agradece depois : ) .

 

onde comer em Otranto onde comer em Otranto

onde comer em Otranto

 

 

Também comemos no II Cantico dei Cantici, gelateria Cavour e Ristorante da Sergio, mas foram bem mais ou menos, como eu acho que na Italia devemos comer em restaurantes inesquecíveis, evitem esses : ).

 

 

 

II MAESTRALE

 

Um lugar super gostoso, na orla de Otranto, para tomar um drink no fim de noite. Antonio ficou correndo na areia enquanto sentamos no bar, tem um clima super agradável!

 

 

onde comer em Otranto

 

GIRO DE BOA BEACH

 

Um restaurante mais afastado do centro de Otranto, na verdade ele fica na Spiaggia de Frassanito, mas fomos lá só por conta do restaurante mesmo. Ele é todo de vidro e fica, praticamente, dentro da água. Amamos!

 

 

onde comer em Otranto onde comer em Otranto onde comer em Otranto onde comer em Otranto

 

 

Nos próximos posts conto sobre nossas bases em Porto Cesareo e Polignano a Mare.

 

 

 

 


 

SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO NA EUROPA

 

Eu sempre recomendo viajar com seguro de saúde feito, ainda mais se você estiver viajando com crianças, o custo para emergências fora do pais pode ser bem elevado, então vale a pena prevenir. Além de ser uma ótima garantia ao viajar, o seguro saúde é obrigatório na maioria dos países europeus, você sabia? Com cobertura mínima de €30.000.

Faça a cotação do seu seguro com a SEGUROSPROMO, no site deles você vai conseguir cotar e comparar as principais seguradoras de viagem e garantir o melhor preço para você e sua família. Não viaje sem seguro, o risco não vale a pena. Utilizando o cupom ANTONIOPMUNDO5 você recebe 5% de desconto no seu seguro.


Seguros Promo


 

 

COMENTÁRIOS

Faça suas reservas


Reservando com os parceiros do blog

Você ajuda na manutenção do blog e não paga nada mais por isso

Utilize o melhor site para buscas de hotéis pelo mundo e garanta já sua reserva com o melhor preço.

Saiba todas as dicas para garantir o melhor preço para suas passagens.

Quer visitar as principais atrações sem pegar fila? Compre seu ingresso antecipado e economize tempo.

Quer alugar um carro e não ter surpresas? Utilize nosso comparador de locadoras e garanta o melhor preço na sua diária.

Faça sua viagem com toda a tranquilidade e segurança. Escolha o melhor seguro de viagem para você e sua família!