Tipo de viagem
Meses para ir
JunhoJulhoAgostoSetembroOutubro

POLIGNANO A MARE – A JOIA DA PUGLIA NA ITALIA

Nada como ter um roteiro perfeito para garantir uma viagem inesquecível, não é mesmo? Mesclar os estilos de cidades a serem visitadas, tentar conhecer o máximo do costume e cultura local vai fazer sua viagem se tornar ainda mais prazerosa. Se você está montando seu roteiro pela região da Puglia, na Itália, e ainda tem dúvidas sobre incluir Polignano a Mare como base, esse post vai te convencer de vez a conhecer esse pequeno vilarejo.

Polignano a Mare é um vilarejo à beira mar, construída em cima de falésias, cheia de grutas e precipícios. Um centrinho histórico com a cultura local preservada, onde lojas, restaurantes e artistas se misturam a casinhas italianas, com portas minúsculas e seus proprietários, felizes e realizados, sentados em suas cadeiras de plástico e observando todo aquele movimento, o vai e vem de turistas enlouquecidos com a beleza local.

Também é em Polignano que fica um dos restaurantes mais famosos do mundo, o Grotta Palazzese, mas esse merece um post só pra ele, em breve atualizo aqui.

 

Grotta Palazzese - o restaurante dentro da gruta

QUANDO IR PARA A PUGLIA

A melhor época para conhecer a região de Puglia é durante o verão europeu, entre junho e setembro. Os meses de julho e agosto são os ideais já que, por conta das altas temperaturas, a água do mar já estará mais agradável para o nosso padrão brasileiro.

Além de serem os meses mais quentes, julho e agosto também são meses de férias escolares na Europa, então, se você escolher conhecer a região nessa época, prepare-se para encontrar os lugares bem lotados.

 

 

COMO CHEGAR

Partindo do Brasil, você vai precisar fazer uma conexão em Milão ou Roma e pegar um voo para Bari ou Brindisi, onde ficam os aeroportos na região da Puglia.

Nós chegamos e saímos por Bari, alugamos um carro e fizemos todo o roteiro de 10 dias com ele. Como a região é grande, o ideal é você fazer pelo menos duas bases diferentes, assim economiza tempo de estrada e conhece diferentes pontos da Puglia.

Polignano foi nossa terceira base e partimos de Porto Cesareo para lá. Entre essas duas bases ficam duas cidadezinhas lindas e turísticas da região da Puglia, Alberobello e Locorotondo, paramos para conhecer as durante nosso percurso e seguimos os para Polignano a Mare.

 

 


 

Roteiro de 10 dias pela Puglia

Otranto – uma cidade perfeita para sua base na Puglia

Porto Cesareo – as praias paradisíacas da Puglia

 


 

ONDE SE HOSPEDAR EM POLIGNANO A MARE

Quem já leu os posts anteriores sobre a Puglia, OTRANTO e PORTO CESAREO, sabe que fiz todo nosso roteiro baseado nessa cidade. Eu encontrei um hotel incrível em Polignano, que sempre está esgotado, então fiz a reserva nas datas disponíveis nele e adaptei todo o resto a partir dele. Essa foi a melhor decisão de toda a viagem, nos hospedamos com vista exclusiva o cartão postal de Polignano e fechamos a viagem com chave de ouro, na cidade mais especial da Puglia.

 

B&B CALAPORTO

 

Foi nesse o hotel que escolhemos para nossa base em Polignano, o B&B Calaporto.

O diferencial desse hotel é a localização, ele tem uma varanda, de uso exclusivo dos hóspedes, com vista para a Cala Porto, a praia mais famosa da cidade.

O hotel possui pouquíssimos quartos, o que torna mais difícil achar datas disponíveis para hospedagem. Então!!!! Quanto antes fizer sua reserva, melhor.

O quarto é amplo, possui cama grande e dispõe de berço para bebês, que é pago a parte.

O hotel oferece café da manhã, mas é aquele pronto, que já fica no quarto desde sua chegada. Croissant, torradas, manteiga, iogurte, sucos e máquina de café. Essa foi a parte que não gostamos, com aquela varanda e vista inesquecível, o hotel merecia um café da manhã espetacular. Tomamos café na rua nos dois dias que ficamos hospedados lá, não dava para comer só coisas industrializadas com as crianças.

 

Polignano a Mare - Puglia
Vista magnifica do terraço do hotel

Polignano a Mare - Puglia Polignano a Mare - Puglia Polignano a Mare - Puglia Polignano a Mare - Puglia Polignano a Mare - Puglia Polignano a Mare - Puglia

Polignano a Mare - Puglia
Lama Monachile exclusiva para você! Ela lota depois das 8 da manhã

 

Faça aqui sua reserva no B&B Calaporto e garanta a melhor vista de Polignano a Mare.

 

 

 

Os dois hotéis abaixo são incríveis, porém, não aceitam crianças : (

 

 

 

 

DIMORA TALENTI

 

 

Esse hotel tem uma localização excelente! Além de estar no centro histórico, ele fica um cima de uma das falésias a beira-mar e possui um terraço, com uma vista incrível, onde é servido o café da manhã. Algumas opções de quarto possuem varanda exclusiva, talvez por isso não aceitem crianças, por segurança.

 

 

Polignano a Mare - Puglia Polignano a Mare - Puglia Polignano a Mare - Puglia Polignano a Mare - Puglia

 

 

Faça aqui sua reserva no Demora Talenti.

 

 

 

 

ECHI DI PUGLIA

 

 

Esse hotel fica mais afastado do centro de Puglia, mas é uma alternativa para quem busca uma hospedagem mais moderna e confortável na região.

 

Polignano a Mare - Puglia Polignano a Mare - Puglia Polignano a Mare - Puglia Polignano a Mare - Puglia

 

 

Faça aqui sua reserva no Echi Di Puglia

 


 



Booking.com

 


Informações Úteis

Quando ir?

A melhor época para c conhecer a Puglia é durante o verão europeu, durante os meses de Julho e Agosto.

Tipo de viagem

Na região da Puglia você encontrará um misto perfeito de praias paradisíacas e cidades eleitas como patrimônio mundial da Humanidade pela Unesco

Clima

Nos meses de Julho e Agosto, os ideais para conhecer a Puglia, as temperaturas chegam facilmente aos 30°

 

 

 

O QUE FAZER

 

 

O Vilarejo é bem pequeno e você vai conseguir conhecer tudo a pé. No centro histórico não é permitida a entrada de carros.

 

 

 

PONTE BORBONICO SU LAMA MONACHILE

 

 

Essa é a ponte com a melhor vista da praia principal da cidade, Cala Porto ou Lama Monachile. Fica logo na saída do centro histórico de Polignano. A ponte é fechada para carros durante a noite.

 

Polignano a Mare

 

 

ESTÁTUA DE DOMENICO MODUGNO

 

 

Domenico é o criador da famosa música Volare, sabem qual é? Volaaaaree… hoo hoo, Cantare hoo hoo hoo… Ele nasceu na cidade e recebeu uma estátua em sua homenagem. A estátua fica à beira mar, do lado oposto ao centro histórico, e só é possível tirar foto assim pela manhã, a tarde ela fica lotada de turistas.

 

 

Polignano a Mare
Volareeee… hoo hoo hoo hoo!!!

 

 

 

CENTRO HISTÓRICO DE POLIGNANO A MARE

 

O centro histórico da cidade é o mais imperdível de todos, é ali que você verá uma mistura única entre turistas e locais, aquela mistura sonora entre diferentes sotaques de Inglês e Italiano local, falado por antigos moradores da pequena cidade. A Piazza Vittorio Emanuele II é o ponto principal do centro antigo, ali está localizada a igreja Matriz também.

 

Polignano a Mare - Puglia

Polignano a Mare - Puglia

Polignano a Mare - Puglia Polignano a Mare - Puglia Polignano a Mare - Puglia

 

 

 

OS TERRAÇOS PANORÂMICOS

 

O centro histórico é cheio de sacadas para o mar, com vistas incríveis da praia principal, das grutas e do horizonte.

 

 

Polignano a Mare - Puglia Polignano a Mare - Puglia Polignano a Mare - Puglia Polignano a Mare - Puglia

 

 

PASSEIOS DE BARCO EM POLIGNANO A MARE

 

Conheça de barco as grutas e praias mais famosas de Polignano a Mare. Os passeios duram 2 horas e estão disponíveis para crianças acima de 3 anos.

Os barcos partem do Porto de San Vito, uma aldeia próxima a Polignano, você pode combinar um translado até lá com a mesma empresa que faz o passeio de barco.

São inúmeras empresas que fazem o passeio, peça recomendação para o seu hotel, alguns deles possuem parceria e conseguem desconto para os hospedes.

 

 

 

Polignano a Mare - Puglia

 

 

GROTTA PALAZZESE

 

 

Eu sei, ele é um restaurante e deveria estar na aba “onde comer”, mas o lugar é tão incrível, que ir até lá é uma experiência, não só uma refeição.

Com uma vista estonteante, esse restaurante é conhecido como um dos mais famosos do mundo. O restaurante foi construído em uma caverna que fica a 20m do nível do mar, ou seja, você estará cercado por rochas, água e uma vista inesquecível.  O cardapio é enu fechado e os preços começam em 170 euros por pessoa.

O restaurante abre de maio a outubro e é necessário fazer a reserva com antecedência.

Em breve atualizo o review do Grotta Palazzese aqui.

 

 

Polignano a Mare - Puglia

 

 

 

ONDE COMER

 

 

DONNA GINA

 

 

Esse restaurante foi nossa descoberta em Polignano. O Donna Gina fica ao lado do hotel onde nos hospedamos e conseguíamos ver o terraço dele da nossa varanda, passamos lá para fazer uma reserva para a primeira noite e descobrimos que ele é da mesma rede do Grotta Palazzese, o restaurante na gruta.

A comida desse restaurante é sensacional! Jantamos as duas noites que passamos na cidade, ali. O cardápio é menu fechado e os preços começam em 100 euros por pessoa. Peça para sentar no terraço, o clima do lugar é indescritível e você ainda terá vista para o cartão postal da cidade, a Cala Porto.

 

 

onde comer em POlignano a Mare onde comer em POlignano a Mare onde comer em POlignano a Mare onde comer em POlignano a Mare

onde comer em POlignano a Mare onde comer em POlignano a Mare

 

 

 

 

JOYA CANTI DI STAGIONE

 

 

Esse não é bem um restaurante, mas sim um ótimo lugar para tomar um suco natural, comer um crepe ou sorvete de iogurte. A localização é perfeita, na praça principal da cidade, e têm umas mesinhas fofas para os clientes sentarem na calçada. Os sucos são deliciosos!

 

 

 

 

LA CASA DEL MOJITO

 

 

Esse, na verdade, é um lugar só para beber, especializado em Mojitos. São vários, de todos os tipos e sabores! O lugar é famosinho e lota depois do almoço, super cool.

Eles fizeram sucos naturais para as crianças, é só pedir.

 

 

onde comer em POlignano a Mare

onde comer em POlignano a Mare onde comer em POlignano a Mare

 

 

 

PRIMI E VINI

 

 

Esse fica um pouco mais afastado do centro histórico, mas serve comida italiana de verdade, massa fresca e temperos locais! Vale a visita.

O restaurante é simples e pequeno, reserve com antecedência.

 

 

onde comer em POlignano a Mare onde comer em POlignano a Mare

 

 

 

Assim encerramos nossa viagem pela Puglia, um região não conhecida pelos brasileiros, mas que deveria entrar para sua listinha de próximo os destinos a conhecer. Aliás, aposto como a região será tomada por brasileiros muito em breve!!! Puglia está caindo no gosto mundial e, se eu fosse você, garantiria conhecer a região antes das mudanças que o turismo em massa carrega começarem a aparecer por ali.

 

 


 

SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO NA EUROPA

 

Eu sempre recomendo viajar com seguro de saúde feito, ainda mais se você estiver viajando com crianças, o custo para emergências fora do pais pode ser bem elevado, então vale a pena prevenir. Além de ser uma ótima garantia ao viajar, o seguro saúde é obrigatório na maioria dos países europeus, você sabia? Com cobertura mínima de €30.000.

Faça a cotação do seu seguro com a SEGUROSPROMO, no site deles você vai conseguir cotar e comparar as principais seguradoras de viagem e garantir o melhor preço para você e sua família. Não viaje sem seguro, o risco não vale a pena. Utilizando o cupom ANTONIOPMUNDO5 você recebe 5% de desconto no seu seguro.


Seguros Promo


 

 

Fique por dentro de toda nossa viagem pela Puglia:

 

Puglia – roteiro de 10 dias pelo salto da bota da Itália

Porto Cesareo – as praias paradisíacas da Puglia

Otranto – a cidade perfeita para sua base na Puglia

 

 

 

 

Com as crianças

dica:

Polignano pode ser uma delicia para crianças, mas não possui programas específicos para elas. O centro histórico tem uma praça livre de carros e cheia de espaco para eles brincarem. Passeios de pedalinho estão disponíveis na praia e existem varias sorveterias pelos caminhos.

o que encontramos:

  • calçadas amplas
  • farmácia com o básico e para emergências
  • praias de pedras
  • restaurantes com estrutura para bebês
  • ruas sem acesso de carro
COMENTÁRIOS

Faça suas reservas


Reservando com os parceiros do blog

Você ajuda na manutenção do blog e não paga nada mais por isso

Utilize o melhor site para buscas de hotéis pelo mundo e garanta já sua reserva com o melhor preço.

Saiba todas as dicas para garantir o melhor preço para suas passagens.

Quer visitar as principais atrações sem pegar fila? Compre seu ingresso antecipado e economize tempo.

Quer alugar um carro e não ter surpresas? Utilize nosso comparador de locadoras e garanta o melhor preço na sua diária.

Faça sua viagem com toda a tranquilidade e segurança. Escolha o melhor seguro de viagem para você e sua família!