Nada como ter um roteiro perfeito para garantir uma viagem inesquecível, não é mesmo? Mesclar os estilos de cidades a serem visitadas, tentar conhecer o máximo do costume e cultura local vai fazer sua viagem se tornar ainda mais prazerosa. Se você está montando seu roteiro pela região da Puglia, na Itália, e ainda tem dúvidas sobre incluir Polignano a Mare como base, esse post vai te convencer de vez a conhecer esse pequeno vilarejo.
Polignano a Mare é um vilarejo à beira mar, construída em cima de falésias, cheia de grutas e precipícios. Um centrinho histórico com a cultura local preservada, onde lojas, restaurantes e artistas se misturam a casinhas italianas, com portas minúsculas e seus proprietários, felizes e realizados, sentados em suas cadeiras de plástico e observando todo aquele movimento, o vai e vem de turistas enlouquecidos com a beleza local.
Também é em Polignano que fica um dos restaurantes mais famosos do mundo, o Grotta Palazzese, mas esse merece um post só pra ele, em breve atualizo aqui.
QUANDO IR PARA A PUGLIA
A melhor época para conhecer a região de Puglia é durante o verão europeu, entre junho e setembro. Os meses de julho e agosto são os ideais já que, por conta das altas temperaturas, a água do mar já estará mais agradável para o nosso padrão brasileiro.
Além de serem os meses mais quentes, julho e agosto também são meses de férias escolares na Europa, então, se você escolher conhecer a região nessa época, prepare-se para encontrar os lugares bem lotados.
COMO CHEGAR
Partindo do Brasil, você vai precisar fazer uma conexão em Milão ou Roma e pegar um voo para Bari ou Brindisi, onde ficam os aeroportos na região da Puglia.
Nós chegamos e saímos por Bari, alugamos um carro e fizemos todo o roteiro de 10 dias com ele. Como a região é grande, o ideal é você fazer pelo menos duas bases diferentes, assim economiza tempo de estrada e conhece diferentes pontos da Puglia.
Polignano foi nossa terceira base e partimos de Porto Cesareo para lá. Entre essas duas bases ficam duas cidadezinhas lindas e turísticas da região da Puglia, Alberobello e Locorotondo, paramos para conhecer as durante nosso percurso e seguimos os para Polignano a Mare.
Roteiro de 10 dias pela Puglia
Otranto – uma cidade perfeita para sua base na Puglia
Porto Cesareo – as praias paradisíacas da Puglia
ONDE SE HOSPEDAR EM POLIGNANO A MARE
Quem já leu os posts anteriores sobre a Puglia, OTRANTO e PORTO CESAREO, sabe que fiz todo nosso roteiro baseado nessa cidade. Eu encontrei um hotel incrível em Polignano, que sempre está esgotado, então fiz a reserva nas datas disponíveis nele e adaptei todo o resto a partir dele. Essa foi a melhor decisão de toda a viagem, nos hospedamos com vista exclusiva o cartão postal de Polignano e fechamos a viagem com chave de ouro, na cidade mais especial da Puglia.
B&B CALAPORTO
Foi nesse o hotel que escolhemos para nossa base em Polignano, o B&B Calaporto.
O diferencial desse hotel é a localização, ele tem uma varanda, de uso exclusivo dos hóspedes, com vista para a Cala Porto, a praia mais famosa da cidade. São pouquíssimos quartos, o que torna mais difícil achar datas disponíveis para hospedagem. Então!!!! Quanto antes fizer sua reserva, melhor.
O hotel oferece café da manhã, mas é aquele pronto, que já fica no quarto desde sua chegada. Croissant, torradas, manteiga, iogurte, sucos e máquina de café. Essa foi a parte que não gostamos, com aquela varanda e vista inesquecível, o hotel merecia um café da manhã espetacular. Tomamos café na rua nos dois dias que ficamos hospedados lá, não dava para comer só coisas industrializadas com as crianças.
O quarto é amplo, possui cama grande e dispõe de berço para bebês, que é pago a parte.
Faça aqui sua reserva no B&B Calaporto e garanta a melhor vista de Polignano a Mare.
Os dois hotéis abaixo são incríveis, porém, não aceitam crianças : (
DIMORA TALENTI
Esse hotel tem uma localização excelente! Além de estar no centro histórico, ele fica um cima de uma das falésias a beira-mar e possui um terraço, com uma vista incrível, onde é servido o café da manhã. Algumas opções de quarto possuem varanda exclusiva, talvez por isso não aceitem crianças, por segurança.
Faça aqui sua reserva no Demora Talenti.
ECHI DI PUGLIA
Esse hotel fica mais afastado do centro de Puglia, mas é uma alternativa para quem busca uma hospedagem mais moderna e confortável na região.
Faça aqui sua reserva no Echi Di Puglia
O QUE FAZER
O Vilarejo é bem pequeno e você vai conseguir conhecer tudo a pé. No centro histórico não é permitida a entrada de carros.
PONTE BORBONICO SU LAMA MONACHILE
Essa é a ponte com a melhor vista da praia principal da cidade, Cala Porto ou Lama Monachile. Fica logo na saída do centro histórico de Polignano. A ponte é fechada para carros durante a noite.
ESTÁTUA DE DOMENICO MODUGNO
Domenico é o criador da famosa música Volare, sabem qual é? Volaaaaree… hoo hoo, Cantare hoo hoo hoo… Ele nasceu na cidade e recebeu uma estátua em sua homenagem. A estátua fica à beira mar, do lado oposto ao centro histórico, e só é possível tirar foto assim pela manhã, a tarde ela fica lotada de turistas.
CENTRO HISTÓRICO DE POLIGNANO A MARE
O centro histórico da cidade é o mais imperdível de todos, é ali que você verá uma mistura única entre turistas e locais, aquela mistura sonora entre diferentes sotaques de Inglês e Italiano local, falado por antigos moradores da pequena cidade. A Piazza Vittorio Emanuele II é o ponto principal do centro antigo, ali está localizada a igreja Matriz também.
OS TERRAÇOS PANORÂMICOS
O centro histórico é cheio de sacadas para o mar, com vistas incríveis da praia principal, das grutas e do horizonte.
PASSEIOS DE BARCO EM POLIGNANO A MARE
Conheça de barco as grutas e praias mais famosas de Polignano a Mare. Os passeios duram 2 horas e estão disponíveis para crianças acima de 3 anos. Os barcos partem do Porto de San Vito, uma aldeia próxima a Polignano, você pode combinar um translado até lá com a mesma empresa que faz o passeio de barco. São inúmeras empresas que fazem o passeio, peça recomendação para o seu hotel, alguns deles possuem parceria e conseguem desconto para os hospedes.
GROTTA PALAZZESE
Eu sei, ele é um restaurante e deveria estar na aba “onde comer”, mas o lugar é tão incrível, que ir até lá é uma experiência, não só uma refeição.
Com uma vista estonteante, esse restaurante é conhecido como um dos mais famosos do mundo. O restaurante foi construído em uma caverna que fica a 20m do nível do mar, ou seja, você estará cercado por rochas, água e uma vista inesquecível. O cardapio é enu fechado e os preços começam em 170 euros por pessoa.
O restaurante abre de maio a outubro e é necessário fazer a reserva com antecedência.
Em breve atualizo o review do Grotta Palazzese aqui.
ONDE COMER
DONNA GINA
Esse restaurante foi nossa descoberta em Polignano. O Donna Gina fica ao lado do hotel onde nos hospedamos e conseguíamos ver o terraço dele da nossa varanda, passamos lá para fazer uma reserva para a primeira noite e descobrimos que ele é da mesma rede do Grotta Palazzese, o restaurante na gruta.
A comida desse restaurante é sensacional! Jantamos as duas noites que passamos na cidade, ali. O cardápio é menu fechado e os preços começam em 100 euros por pessoa. Peça para sentar no terraço, o clima do lugar é indescritível e você ainda terá vista para o cartão postal da cidade, a Cala Porto.
JOYA CANTI DI STAGIONE
Esse não é bem um restaurante, mas sim um ótimo lugar para tomar um suco natural, comer um crepe ou sorvete de iogurte. A localização é perfeita, na praça principal da cidade, e têm umas mesinhas fofas para os clientes sentarem na calçada. Os sucos são deliciosos!
LA CASA DEL MOJITO
Esse, na verdade, é um lugar só para beber, especializado em Mojitos. São vários, de todos os tipos e sabores! O lugar é famosinho e lota depois do almoço, super cool. Eles fizeram sucos naturais para as crianças, é só pedir.
PRIMI E VINI
Esse fica um pouco mais afastado do centro histórico, mas serve comida italiana de verdade, massa fresca e temperos locais! Vale a visita.
O restaurante é simples e pequeno, reserve com antecedência.
Assim encerramos nossa viagem pela Puglia, um região não conhecida pelos brasileiros, mas que deveria entrar para sua listinha de próximo os destinos a conhecer. Aliás, aposto como a região será tomada por brasileiros muito em breve!!! Puglia está caindo no gosto mundial e, se eu fosse você, garantiria conhecer a região antes das mudanças que o turismo em massa carrega começarem a aparecer por ali.
SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO NA EUROPA
Eu sempre recomendo viajar com seguro de saúde feito, ainda mais se você estiver viajando com crianças, o custo para emergências fora do pais pode ser bem elevado, então vale a pena prevenir. Além de ser uma ótima garantia ao viajar, o seguro saúde é obrigatório na maioria dos países europeus, você sabia? Com cobertura mínima de €30.000.
Faça a cotação do seu seguro com a SEGUROSPROMO, no site deles você vai conseguir cotar e comparar as principais seguradoras de viagem e garantir o melhor preço para você e sua família. Não viaje sem seguro, o risco não vale a pena. Utilizando o cupom ANTONIOPMUNDO5 você recebe 5% de desconto no seu seguro.
Fique por dentro de toda nossa viagem pela Puglia:
Puglia – roteiro de 10 dias pelo salto da bota da Itália
Porto Cesareo – as praias paradisíacas da Puglia
Otranto – a cidade perfeita para sua base na Puglia