Tipo de viagem
Clima
Meses para ir
Janeiro Fevereiro Abril Novembro Dezembro

El Nido – O paraíso das Filipinas

Tipo de viagem
Clima
Janeiro Fevereiro Abril Novembro Dezembro

Nossa viagem pela Ásia não poderia ter começado por um lugar mais paradisíaco do que El Nido nas Filipinas. Vi algumas fotos da ilha no Instagram, pesquisei mais sobre a ilha, enlouqueci com a beleza do lugar e coloquei o destino no topo da nossa lista de viagens. Incluímos mais dois países no roteiro, mas a ansiedade para conhecer as Filipinas era gigante!!! Confira nosso roteiro completo AQUI.

Miniloc Island - El NIdo

Ficamos em um resort escondidinho, difícil de chegar e com um visual surreal. Passamos 5 dias nesse paraíso e essa se tornou uma das viagens mais inesquecíveis de nossas vidas!

 

FILIPINAS

As Filipinas são um arquipélago com mais de 7000 ilhas, entre elas, Boracay, Palawan e Cebu, as mais procuradas pelos turistas. Nós decidimos por conhecer El Nido, em Palawan e Cebu, já que a logística dos voos ficou muito complicada para conhecer as três ilhas.

El Nido - Filipinas

COMO CHEGAR EM EL NIDO

Como já era de se esperar, não é tão fácil chegar em El Nido. Talvez por isso o lugar seja tão paradisíaco e, ao chegar lá, você dará graças a Deus por toda essa dificuldade. Só assim para lugares como este ainda existirem, natureza pura e intocada!

Voamos de Zurich na Suíça para Bangkok na Tailândia com a Thai Airways em um voo de 11 horas. De Bangkok voamos para Manila, que é a capital das Filipinas, com a Cebu Pacific Air e o plano inicial era fazer Manila – El Nido com a AirSwift mas, já no começo, nos deparamos com o primeiro perrengue da viagem.

Voando de Thai Airways
Voando de Thai Airways

 

VOO CANCELADO NAS FILIPINAS

Um dia antes de embarcarmos para Bangkok, recebemos um e-mail do nosso hotel em El Nido avisando que nosso voo tinha sido alterado, sairia de um novo aeroporto e por conta do pouco tempo que tínhamos de conexão em Manila, não chegaríamos a tempo no novo aeroporto, que ficava há 3 horas de distância do aeroporto inicial.

Como só existem dois voos diários de Manila para El Nido, um pela manhã e outro meio dia, não tínhamos opção de voar a noite e a única solução seria passar um dia em Manila, esperar o voo do dia seguinte, e perder um dia em El Nido, coisa que não aceitamos de forma alguma!

Foi uma correria, adiantamos nossa saída de Bangkok, conseguimos um voo de madrugada, pela Cabu Pacific Air e cancelamos o da Thai Airways, que sairia só pela manhã. Ao chegar em Manila, um ônibus da AirSwift nos levou até Clark (3 horas de viagem), de onde sairia o novo voo.

A AirSwift não esclareceu porque mudou o aeroporto de saída de última hora, mas o hotel, que possui parceria com a AirSwift, nos garantiu que seriamos reembolsados por todos os custos causados pela alteração do aeroporto de saída. Fizemos tudo por conta e risco, compramos voos de última hora a preços absurdos, tudo para garantir nossa chegada ao resort. Passamos três meses cobrando a empresa, que por fim, nos reembolsou integralmente.

 

Informações Úteis

Quando ir?

A melhor época para ir para as Filipinas é de Novembro a Maio onde ocorre a estação seca. De Março a Maio é a estação quente, muito quente! Fomos na primeira semana de Abril e pegamos alguns dias nublados, mas não chuva. A previsão era de temporal todos os dias, então não se assuste, a previsão erra sempre por lá.

Tipo de viagem

El Nido é uma ilha cercada por praias e lagoas incríveis, então será uma viagem com foco em passeios e atividades aquáticas nas proximidades.

Clima

O clima nas Filipinas é dividido em temporada seca e temporada de chuva, a seca vai de Dezembro a Abril e a de chuvas, que vai de Maio a Novembro.

 

 

CHEGANDO EM EL NIDO

O voo da AirSwift chega em um aeroporto bem pequeno em El Nido, na verdade é um campo aberto, sem muita estrutura, com uma pista de pouso e decolagens. O Checkin e desembarque são feitos em uma “casa” e o translado entre avião e esse espaço de recepção dos passageiros é feito por um tuktuk bem estiloso!

Aeroporto El Nido - AirSwift

Aeroporto El Nido - AirSwift

 

aeroporto de El Nido
Aeroporto de El Nido, tudo muito rústico!

Miniloc Island - El Nido Resorts

 

Do aeroporto até nosso hotel foram mais 40 minutos de barco, geralmente esse percurso dura menos, mas como a maré estava agitadíssima, demoramos mais. O translado do aeroporto até nosso hotel já estava incluso na nossa diária e a equipe já nos esperava no aeroporto quando chegamos.

Após 16 horas de viagem, chegamos no nosso paraíso! Fomos recebidos pelos funcionários do hotel com músicas e bebidas típicas da região. Estávamos exaustos, mas ao se deparar com aquele visual, tudo foi esquecido!

 

Miniloc Island - El NIdo Resorts

Miniloc Island - El NIdo Resorts
Varanda do nosso quarto – Miniloc Island – El Nido Resorts

 

ONDE SE HOSPEDAR EM EL NIDO

 

Escolhi esse hotel após ler um post da Lala Rebelo, onde ela indicava ficar no Miniloc Island – El Nido Resorts e só posso agradecer!

Ele é o único hotel que fica localizado na Miniloc Island, onde ficam a Big e Small Lagoon que são as principais atrações de El Nido, e poder chegar nessas lagoas antes de todos os outros turistas nos conquistou logo de cara.

O hotel fica há 15 minutos de Caiaque da Big Lagoon e há 30 minutos da Small Lagoon. Caiaques e snorkel ficam à disposição dos hóspedes durante todo o dia e, se a maré permitir, você pode fazer esses passeios quantas vezes quiser. Não se hospedando no Miniloc, você só conseguirá chegar até às lagoas com os passeios de barco em grupo e chegará ao mesmo tempo que centenas de outros turistas. Não é tão incrível quanto estar sozinho nelas, né?

Miniloc Island - El Nido Resorts
Quarto duplo com vista para o mar – Miniloc Island – El Nido Resorts

Quarto duplo com vista para o mar - Miniloc Island - El Nido Resorts

Bangalôs Miniloc Island - El Nido Resorts
Bangalôs Miniloc Island – El Nido Resorts

Miniloc Island - El Nido Resorts

Bar em frente a praia - Miniloc Island - El Nido Resorts

Quarto com vista para o mar - Miniloc Island - El Nido Resorts

O valor da diária do Miniloc é alto, mas sem dúvida alguma, estar ilhado neste paraíso fez valer a pena. A diária do hotel inclui translado do aeroporto até o resort, todas as refeições, passeios e somente as bebidas são pagas à parte.

Faça sua reserva nesse paraíso AQUI.

 

REDE DE RESORTS EM EL NIDO

O Miniloc Island faz parte da rede de resorts El Nido. A rede possui mais 3 resorts na região, mas o Miniloc é o único que fica no arquipélago de Bacuit, onde estão as lagoas mais famosas, Big e Small Lagoon. O Miniloc e o Lagen Resort possuem o mesmo sistema de alimentação inclusa nas diárias, café da manhã, almoço e jantar. Além de passeios de barco pelas ilhas, caiaque e Stand-Up disponíveis o dia todo para os hospedes.

Os hotéis possuem Day Use e você pode usufruir da área comum e Spa dos resorts (Miniloc e Lagen), barcos partem diariamente em direção aos hotéis da rede.

Lagen Resort - El Nido
Lagen Resort – El Nido

 

QUAIS ILHAS CONHECER EM EL NIDO

A maioria dos passeios que fizemos estavam inclusos na diária do hotel, apenas em um dos cinco dias optamos por fazer um passeio privativo e pagamos a parte.

 

DIA 1

Acordamos bem cedo e tentamos ir de caiaque até a Big Lagoon, mas como a maré estava alta e agitada, não rolou! Então nos incluímos no passeio de barco oferecido pelo hotel e visitamos a Big e Small Lagoon. O barco saiu 8:30 da manhã e chegamos nas lagoas antes de todo mundo, um sonho! O barco do hotel sempre vai com caiaques acoplados nele, para na entrada das lagoas e os hóspedes continuam o percurso usando eles.

Big Lagoon

Big Lagoon em El Nido - Filipinas
Big Lagoon em El Nido – Filipinas

 

Small Lagoon

Small Lagoon - El Nido
Small Lagoon – El Nido
Entrada para a Small Lagoon - El Nido
Entrada para a Small Lagoon – El Nido

Small Lagoon em El Nido - Filipinas

Voltamos para o hotel e já pegamos um segundo barco para o próximo passeio, um almoço no restaurante do hotel localizado na praia Entalula.

 

Entalula Beach

O hotel possui uma estrutura nessa Praia, com restaurante, tendas, cadeiras de sol e redes! Um paraíso em frente à um mar azul turquesa inesquecível! É servido um almoço típico aos hóspedes (incluso na diária) e as bebidas consumidas podem ser incluídas na conta do quarto e pagas no checkout, mordomia pura!

Entalula Beach
Entalula Beach – El Nido

Entalula Beach - El Nido

Entalula Beach - El Nido

Almoço El Nido Resorts - Entalula Beach
Almoço Filipino – Entalula Beach

El Nido - Filipinas

 

DIA 2

No segundo dia fizemos mais um passeio incluso na diária do hotel Miniloc, conhecemos a Snake Island, que um caminho de areia entre duas ilhas e por isso o nome, e a Cudugnon Cave, uma caverna incrível, cheia de morcegos e com uma entradinha entre as pedras onde só passa uma pessoa por vez e se arrastando! Experiência única.

Snake island

Para ter a vista de cima do caminho de areia é preciso subir até a parte mais alta da ilha, nada muito difícil, por uns 5 minutos. Quando fizemos esse passeio o mar além de agitado, estava muito cheio, então a linha de areia estava totalmente submersa. Converse com a recepção do hotel e pergunte qual o melhor horário para conhecer essa ilha, ela muda conforme a maré.

Snake Island - El Nido
Snake Island – El Nido

Snake Island - El Nido

 

Cudugnon Cave

Nessa caverna optamos por não entrar com o Antonio, então só eu fui e Rodolfo ficou com ele no barco. Antes de entramos o guia conta um pouco da história e dá as instruções para entrar na caverna, tem todo um jeitinho para não se machucar.

Cudugnon Cave - El Nido
Entrada Cudugnon Cave – El Nido

Cudugnon Cave - El Nido

 

DIA 3

 

Lagen Resort

No terceiro dia fomos para o Day Use no hotel da rede El Nido Resorts, o Lagen Island. A alimentação já está inclusa no passeio, você pode consumir bebidas na piscina, durante o almoço e incluir na conta do seu quarto no Miniloc.

Lagen Island - El Nido Resort
Lagen Island – El Nido Resort
Lagen Island - El Nido Resorts
Piscina Lagen Island – El Nido Resorts

Lagen Island - El Nido Resorts

El NIdo - Filipinas

 

Pôr do sol

Após voltarmos do Lagen Resort, pegamos um novo barco com destino ao pôr do sol! Não é possível vê-lo a partir do Miniloc, então o hotel oferece um passeio no fim da tarde para apreciar o espetáculo! Vale muito a pena.

El Nido - Filipinas

 

DIA 4

Separamos ao menos um dia para aproveitar o Miniloc, descansar, dormir e recuperar as Energias. Esses passeios são maravilhosos mas cansam muito, grávida e com criança então… cansa o dobro! ????

 

Miniloc Island – El Nido Resorts

Miniloc Island - El Nido Resorts

Miniloc Island - El Nido Resorts
Equipe do hotel se despedindo dos hospedes
Miniloc Island - El Nido Resorts
Caiaque e Stand Up disponíveis para hospedes
Sala de massagens - Miniloc Island - El Nido Resorts
Sala de massagens – Miniloc Island

 

Escolhemos esse dia para termos um jantar, a luz de velas, na praia em frente ao hotel. Esse é um serviço oferecido pelo hotel mas pago a parte, cerca de 60 dólares, com direito a entrada, prato principal e sobremesa. O chef nos procurou durante o dia para decidirmos o cardápio e Antonio teve comida feita especialmente para ele. Amamos!

 

Miniloc Island - El Nido Resorts
Nossa mesinha montada na areia, num breu total e barulho do mar ao fundo, um sonho!
Miniloc Island - El Nido Resorts
Nossa vista durante o jantar

 

DIA 5

Esse era o dia com a melhor previsão do tempo, então deixamos os melhores passeios para esse dia. Esse roteiro não está incluso nas diárias do hotel, mas esta disponível nos passeios pagos. O roteiro normal inclui Secret Lagoon, Hidden Beach, Secret Beach e um ponto incrível para Snorkel. Esse tour custa 80 dólares, pedimos para incluir Big e Small Lagoon, o que nos custou apenas 10 dólares a mais!!! Valeu muito a pena!

 

Big Lagoon

Uma das mais famosas lagoa de El Nido, na verdade são rochas gigantes dentro do mar que formam lagoas rasas de água salgada. A cor da água vai mudando conforme você entra na lagoa, de transparente a um verde esmeralda apaixonante!

Big Lagoon - El Nido - Filipinas
Big Lagoon logo pela manhã, sem nenhum turista!

Big Lagoon - El Nido - Filipinas

Big Lagoon - El Nido - Filipinas
Os imensos paredões de pedra na Big Lagoon

 

Small Lagoon

A outra lagoa famosa de El Nido. Com uma entradinha minúscula entre as pedras, águas transparentes e muita água viva (inofensivas), a Small Lagoon foi nossa preferida do passeio. Entramos nela com o caiaque do hotel mas, caso você esteja em um tour em grupo, existe um local fora da lagoa onde você pode alugar um para o passeio. Não é possível entrar na lagoa de barco já que ela é cercada de pedras.

Small Lagoon - El Nido
Antonio pediu para andar de caiaque todos os dias!

El Nido - Filipinas

Água viva na Small Lagoon
Água viva na Small Lagoon

Small Lagoon - El Nido

 

Hidden Beach

Demos muita sorte com essa praia, já que dependendo da maré, ela simplesmente some! Antonio estava dormindo quando chegamos, então deixamos ele no barco com nosso guia e fomos de caiaque até a praia. Uma praia escondida atrás de paredões gigantescos de pedras, sensacional!

 

Hidden Beach - El Nido
Uma praia inteirinha para nós, inacreditável!
Hidden Beach - El Nido
Eu e Bernardo flutuando na Hidden Beach.

 

Secret Beach

Uma praia pequenininha, escondida dentro das rochas e com uma entrada minuscula. Foi um sufoco conseguir entrar nela por conta do mar agitado, só conseguimos porque nosso guia entrou na água e foi puxando o caiaque, morri de medo! rss

Secret Beach - El Nido
Secret Beach, escondida entre as rochas, mal é possível enxergar onde fica a entrada entre tantas pedras.

Secret Beach - El Nido

Secret Beach- El Nido

 

Secret Lagoon

De novo, por conta da maré alta e agitada, tivemos bastante dificuldades para descer do barco e chegar até a entrada da lagoa. O guia foi me puxando e tivemos que descer de chinelos, o chão da praia até chegar a lagoa é repleto de pedras. Apesar de ser incrível ver uma lagoa DENTRO das rochas, o perrengue para chegar até ela não valeu a pena rss

Secret Lagoon - El Nido
Entrada da Secret Lagoon – O nosso guia nos ajudou muito e em todos os passeios

Secret Lagoon - El Nido

Secret Lagoon - El Nido

 

Ponto de parada para Snorkel

O mergulho mais incrível que já fizemos! Eu e Rodolfo revezamos e nosso guia foi na frente para mostrar o melhor caminho. Foi nesse mergulho que vimos o Nemo pela primeira vez : ), mas sem o guia eu não teria visto de jeito algum! Ele é pequenininho!!!

Snorkel em El Nido

Snorkel em El Nido
Enquanto o papai mergulha…
Snorkel em El Nido
Antonio enlouquecendo com tantos peixes na água
Mergulho em El Nido
Achamos o Nemooo!

Mergulho em El Nido

 

 

De El Nido seguimos viagem para Cebu, também nas Filipinas e conto tudo no próximo post.

 

COMENTÁRIOS
COMPARTILHE
COMENTÁRIOS

3 comentários em “El Nido – O paraíso das Filipinas

  1. Marcella on

    Dani adorei as dicas de El Nildo agora surgem algumas dúvidas rsrs! Você disse que o roteiro não era incluso, então todas as praias que vocês foram eram pago a parte? E o guia era do hotel ou pago a parte também? E as fotos eu amei, vocês usam drone? qual modelo? Beijos

  2. danikalsovik on

    OI querida, desculpa a demora em responder. Na verdade a maioria dos passeios estavam inclusos no pacote do hotel, pagamos so umas 2 a parte e o preço é super ok! Os guias ja estão inclusos tbem.

    Em El Indo só usamos o iPhone 7 Plus e a Canon 70d. BEijosss

Deixe um comentário