Tipo de viagem
Clima
Meses para ir
JaneiroFevereiroMarçoAbrilDezembro

Cebu – Mergulhando com tubarões baleias

Tipo de viagem
Clima
Janeiro Fevereiro Março Abril Dezembro

Logo depois de El Nido, pegamos um voo direto para Cebu com a empresa AirSwift. Nossa ida para lá foi exclusivamente para nadar com os tubarões baleias, mas como o mergulho só acontece na parte da manhã e em Oslob, que fica há 5 horas de carro do aeroporto de Cebu, decidimos ficar o primeiro dia em um hotel mais próximo do aeroporto e só pegar estrada no dia seguinte, lembrando que eu estava grávida e Antonio tinha 2 anos e meio nessa viagem, então tudo foi planejado para não ser cansativo demais.

 

Sumilon Island - Cebu

Leia também: El Nido – o paraíso das Filipinas.

Nadando com tubarões baleias em Cebu

Sumilon Island - Cebu

 

Com as crianças

dica:

Os programas turísticos de Cebu não são exatamente programas ideais para crianças, com cachoeiras de difícil acesso + mergulho com tubarões baleias ela se torna atrativa somente para pais mais aventureiros. Crianças que sabem nadar podem adorar o mergulho com os tubarões baleias, elas são dóceis : )

o que encontramos:

  • colete salva vidas para crianças
  • hotéis para famílias
  • longa distância entre programas turísticos
  • Taxis sem cadeirinha de bebê
  • traslados de barco

COMO CHEGAR EM CEBU

Partindo do Brasil ou de outros países você deverá pegar um voo para Manila, capital das Filipinas, e aí sim voar para Cebu. Se você já estiver em El Nido, assim como nós, poderá pegar um voo direto pela Air Swift para Cebu.

Também existem voos diretos que ligam Cebu a Boracay por varias empresas asiáticas de low cost, pesquise pelo site Skyscanner e escolha qual voo se adéqua melhor ao seu roteiro. Conhecer essas três ilhas era nosso plano inicial, mas por logística de voos, acabamos deixando Boracay para uma próxima.

Uma dica para quem, assim como nós, só está indo para Cebu para mergulhar com os tubarões, é voar de Manila para Dumaguete e de lá pegar um barco para Cebu. Como eu disse no início, do aeroporto de Cebu até a região do mergulho é um caminho de 3h e 40 min. mas com o transito local e má condições da estrada, a viagem dura 5hs facilmente! Chegando por Dumaguete você economizará muito tempo, já que estará muito mais próximo da região sul da ilha, onde acontece o mergulho.

 

Informações Úteis

Quando ir?

A melhor época para ir para as Filipinas é de Novembro a Maio onde ocorre a estação seca. De Março a Maio é a estação quente, muito quente! Fomos na primeira semana de Abril e pegamos alguns dias nublados, mas não chuva. A previsão era de temporal todos os dias, então não se assuste, a previsão erra sempre por lá.

Tipo de viagem

Cebu é conhecida por suas cachoeiras de água azul turquesa e pela oportunidade de nadar com tubarões baleias, essa é uma viagem mais focada na aventura.

Clima

O clima nas Filipinas é dividido em temporada seca e temporada de chuva, a seca vai de Dezembro a Abril e a de chuvas, que vai de Maio a Novembro.

 

ONDE SE HOSPEDAR EM CEBU

No nosso primeiro dia nos hospedamos no Shangri-la’s Mactan Resort & Spa que fica em uma ilha menorzinha, grudada em Cebu, chamada Mactan. Todo o conforto que um hotel da rede Shangri-la oferece, unido com uma estrutura de surpreender qualquer um. O resort é enorme e possui atividades para todos os gostos! Mar azul turquesa em frente ao hotel, aulas de mergulho, Jet Sky, parque aquático para crianças, várias piscinas, cinco restaurantes, lojas e muito mais! É surreal a estrutura desse hotel, pena que ficamos apenas um dia lá.

Shangri-la´s Mactan Resort & Spa

Shangri-la´s Mactan Resort & Spa
Nosso quarto no hotel Shangri-la’s em Cebu
Shangri-la´s Mactan Resort & Spa
A vista da varanda
Shangri-la´s Mactan Resort & Spa
Praia privativa do hotel

 

Saímos de Mactan com destino a região sul da ilha, mas optamos por nos hospedar em uma ilha menor, a Sumilon Island, já que não existem muitas as opções de hotéis na região de Oslob. De Sumilon ao local do mergulho são apenas 20 minutos de barco e o hotel faz esse traslado.

Combinamos com nosso hotel o translado de Mactan para Sumilon, contratamos um carro com motorista e nossa viagem durou 5 horas, pegamos muitooo transito!

Sumilon Island é uma pequena ilha muito procurada por turistas que visitam Cebu. A ilha é uma propriedade particular onde fica o Sumilon Bluewater Island Resort. Um resort cercado por águas cristalinas, em um azul turquesa que jamais vimos antes! Um achado. Você pode se hospedar lá ou apenas passar o dia, como o mergulho com as baleias acontece bem cedinho, é possível combinar as duas programações para o mesmo dia.

Sumilon Island

Sumilon Island

Bluewater Resort Sumilon Island
Nosso quarto no Sumilon Bluewater Island Resort
Sumilon Bluewater Island Resort
Os quartos ficam a beira mar, todos com uma vista incrível!

O resort possui várias programações, mergulho, snorkeling, caiaque e trekking. Existem três diferentes trilhas, por onde é possível dar a volta em toda a ilha e um dos principais pontos de mergulho de Cebu é ali, a diversidade de peixes é riquíssima. Vimos um baby tubarão nadando em frente ao nosso quarto! Vou fazer review desse hotel e aviso aqui.

Sumilon Bluewater Island Resort
Massagem com barulhinho do mar, surreal!
Sumilon Bluewater Island Resort
O barco usado para chegar até a ilha
Sumilon Bluewater Island Resort
Banco de areia que some conforme a hora do dia e a época do ano
Sumilon Bluewater Island Resort
Redes em frente aos quartos

Sumilon Island - Cebu

Sumilon Island - Cebu
Área para as crianças
Sumilon Island - Cebu
Restaurante do hotel

Sumilon Island - Cebu

Faça sua reserva no Sumilon Bluewater Island Resort AQUI.

 

O QUE FAZER EM CEBU

A principal atração em Cebu, sem dúvida alguma, é o mergulho com os tubarões baleias, o Oslob Whale Shark Watching.

Já se imaginou nadando com os gigantes do mar? Existem vários lugares nas Filipinas onde é possível nadar com eles e é em Cebu que fica o mais pratico deles! É em Oslob, ao sul da ilha, onde você poderá ficar cara a cara com os tubarões baleias.

Nadando com tubarões baleias em Cebu

Nadando com tubarões baleias em Cebu

Nadando com tubarões baleias em Cebu

Os tubarões baleias são considerados os maiores peixes do mundo encontrados atualmente e podem medir 15 metros e pesar até 15 toneladas. Mas apesar de gigantes, eles são muito doceis e se alimentam de planctons.

Nadando com tubarões baleias em Cebu
Eu estava grávida de 6 meses

Os pescadores locais alimentam as baleias diariamente das 6hs às 12hs, o que torna possível nadar com elas. Os barquinhos ficam em alto mar jogando plânctons na água e os barcos maiores chegam com os turistas para o mergulho. São 30 minutos dentro da água e existem várias regras a serem seguidas, manter distância de, no mínimo, 4 metros dos animais é a principal dela.

Whale Shark Wathing Oslob - Cebu

Whale Shark Wathing Oslob - Cebu

Whale Shark Wathing Oslob - Cebu

O nosso hotel cuidou de todos os traslados e pagamento para esse programa, combinamos tudo com eles e só acertamos no nosso check out. Tivemos que pagar um taxa a mais pelo barco que nos levou às 6:45 para Oslob, eu queria chegar logo nos primeiros horários para evitar fila e o hotel só oferece translado gratuito após às 9 da manhã. Combinamos tudo por e-mail antes de chegar ao hotel.

Antonio foi junto com a gente no barco mas optamos por não colocar ele na água. Revezamos o mergulho e passamos 15 minutos na água cada um. Senti um medo desesperador nos primeiro minutos, eles são imensos e nadam muito rápido, então quando eu menos esperava, tinha uma vindo em minha direção rss mas após alguns minutos o susto inicial passa e é possível curtir um pouco do mergulho.

 

Whale Shark Wathing Oslob - Cebu
Antonio ficou no barco e revezamos o mergulho

O mergulho custa 1000 pesos Filipinos por pessoa, cerca de 60 reais. Crianças até dois anos não pagam, 3 anos pagam 500 pesos Filipinos e acima de 3 paga o valor cheio. Snorkel também está disponível para locação, mas sempre preferimos levar o nosso nesse tipo de passeio, afinal, um monte de gente já usou aquilo ali antes de você, né? Eca!!!

O passeio acorre diariamente em Oslob, das 7 ás 10 da manhã, para evitar as filas gigantescas, chegue logo nos primeiros horários. Chegamos às 7 da manhã, não pegamos fila e às 8 já estávamos voltando para nosso hotel.

Whale Shark Wathing Oslob - Cebu

Whale shark wathing Cebu

 

KAWASAN FALLS

A cachoeira mais famosa de Cebu, aquelas das fotos incríveis no Instagram! Com uma água azul turquesa e localizada no meio da floresta de Cebu, a cachoeira conquista qualquer um. Até o primeiro estágio da cachoeira são 1,5km de trilha, mas a chegada recompensa o esforço.

Chegar até o segundo estagio da cachoeira também é bem simples e possível sem muito esforço, já para chegar a terceira parte o caminho é mais difícil. Essa terceira cachoeira é menor que as duas primeiras e não tão bonita quanto as outras.

Se você é do tipo aventureiro vai gostar de saber que também é possível fazer canoagem nesta cachoeira! Basta contratar uma agencia que faça esse tour ou alugar os equipamentos na entrada da Kawasan.

 

DICAS PARA QUEM VAI VISITAR A KAWASAN FALLS

  • Não acredite nas historias contadas pelos guias logo na entrada da cachoeira, eles dizem que o caminho é dificil e que você pode se perder, tentando assim vender o serviço deles. Basta você seguir a trilha e chegará lá sozinho, você não precisa pagar pela ajuda deles!
  • A entrada custa 10 pesos filipinos (PHP) e você não precisa pagar por nada a mais, nem mesmo o colete salva vidas que eles insistem em te convencer de que é necessário.
  • Só vá até a terceira cachoeira se estiver com calçados apropriados, o caminho é realmente mais difícil.
  • Tente evitar fins de semana e feriados, caso contrário você vai se deparar com a cachoeira lotada de locais fazendo churrasco e muita barulheira.

 

TUMALOG FALLS

Essa cachoeira fica a apenas 1,5km do ponto de mergulho em Oslob, então combinar os passeios é uma ótima opção.

Para chegar até a queda d’água, após pagar 20PHP de entrada, você vai precisar descer uma estrada bem inclinada por 12 minutos. Essa cachoeira é conhecida como a mais magica delas! A queda da água acontece lentamente e espalhada, formando finas camadas de água sobre as rochas.  A cachoeira não é profunda, o que a torna perfeita para mergulho!

 

DICAS PARA QUEM VAI VISITAR A TUMALOG FALLS

  • A entrada custa 20PHP
  • Leve água e comida caso queira ficar por um longo tempo na cachoeira, é possível fazer piquenique por lá, mas respeite as regras e não deixe para trás nenhum dos seus lixos.
  • Alguns motociclistas irão lhe oferecer o serviço de leva e trás até a cachoeira, geralmente custando 60PHP. Apesar de o caminho ser realmente inclinado, a volta não é tão difícil assim! Em 15 minutos de subida você chegará de volta a saída da Tumalog.

 

PLANEJE SUA CHEGADA

Nós passamos apenas dois dias em Cebu, e como o mergulho fica bem longe do aeroporto, perdemos muito tempo no translado. Foram entre 4 e 5 horas cada trecho, muito cansativo fisicamente mas, muito mais, psicologicamente. O transito em Cebu é caótico e muitas, muitas famílias vivem à beira da estrada. É entristecedor passar 5 horas se deparando com a realidade Filipina, vi crianças com a idade do meu filho, 3 anos, sentados num banquinho vendendo frutas ou biscoitos no meio da estrada, sozinhos!

Dá vontade de chorar o caminho todo, afinal, você está curtindo suas férias e indo para um resort, quando crianças estão sendo exploradas e vivendo em condições desumanas, foi bem triste!

 

De Cebu partimos para o Camboja.

 

Leia nosso post sobre o Camboja, AQUI.

 

COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS

2 comentários em “Cebu – Mergulhando com tubarões baleias

    • danikalsovik on

      OI Catarina, tudo bem? Recomendo ir na temporada seca, de Novembro a Abril, assim você não pega a temporada de chuvas. Beijos

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também