Nossa viagem pela Ásia não poderia ter começado por um lugar mais paradisíaco do que El Nido nas Filipinas. Vi algumas fotos da ilha no Instagram, pesquisei mais sobre a ilha, enlouqueci com a beleza do lugar e coloquei o destino no topo da nossa lista de viagens. Incluímos mais dois países no roteiro, mas a ansiedade para conhecer as Filipinas era gigante!!! Confira nosso roteiro completo AQUI.
Ficamos em um resort escondidinho, difícil de chegar e com um visual surreal. Passamos 5 dias nesse paraíso e essa se tornou uma das viagens mais inesquecíveis de nossas vidas!
FILIPINAS
As Filipinas são um arquipélago com mais de 7000 ilhas, entre elas, Boracay, Palawan e Cebu, as mais procuradas pelos turistas. Nós decidimos por conhecer El Nido, em Palawan e Cebu, já que a logística dos voos ficou muito complicada para conhecer as três ilhas.
COMO CHEGAR EM EL NIDO
Como já era de se esperar, não é tão fácil chegar em El Nido. Talvez por isso o lugar seja tão paradisíaco e, ao chegar lá, você dará graças a Deus por toda essa dificuldade. Só assim para lugares como este ainda existirem, natureza pura e intocada!
Voamos de Zurich na Suíça para Bangkok na Tailândia com a Thai Airways em um voo de 11 horas. De Bangkok voamos para Manila, que é a capital das Filipinas, com a Cebu Pacific Air e o plano inicial era fazer Manila – El Nido com a AirSwift mas, já no começo, nos deparamos com o primeiro perrengue da viagem.
VOO CANCELADO NAS FILIPINAS
Um dia antes de embarcarmos para Bangkok, recebemos um e-mail do nosso hotel em El Nido avisando que nosso voo tinha sido alterado, sairia de um novo aeroporto e por conta do pouco tempo que tínhamos de conexão em Manila, não chegaríamos a tempo no novo aeroporto, que ficava há 3 horas de distância do aeroporto inicial.
Como só existem dois voos diários de Manila para El Nido, um pela manhã e outro meio dia, não tínhamos opção de voar a noite e a única solução seria passar um dia em Manila, esperar o voo do dia seguinte, e perder um dia em El Nido, coisa que não aceitamos de forma alguma!
Foi uma correria, adiantamos nossa saída de Bangkok, conseguimos um voo de madrugada, pela Cabu Pacific Air e cancelamos o da Thai Airways, que sairia só pela manhã. Ao chegar em Manila, um ônibus da AirSwift nos levou até Clark (3 horas de viagem), de onde sairia o novo voo.
A AirSwift não esclareceu porque mudou o aeroporto de saída de última hora, mas o hotel, que possui parceria com a AirSwift, nos garantiu que seriamos reembolsados por todos os custos causados pela alteração do aeroporto de saída. Fizemos tudo por conta e risco, compramos voos de última hora a preços absurdos, tudo para garantir nossa chegada ao resort. Passamos três meses cobrando a empresa, que por fim, nos reembolsou integralmente.
CHEGANDO EM EL NIDO
O voo da AirSwift chega em um aeroporto bem pequeno em El Nido, na verdade é um campo aberto, sem muita estrutura, com uma pista de pouso e decolagens. O Checkin e desembarque são feitos em uma “casa” e o translado entre avião e esse espaço de recepção dos passageiros é feito por um tuktuk bem estiloso!
Do aeroporto até nosso hotel foram mais 40 minutos de barco, geralmente esse percurso dura menos, mas como a maré estava agitadíssima, demoramos mais. O translado do aeroporto até nosso hotel já estava incluso na nossa diária e a equipe já nos esperava no aeroporto quando chegamos.
Após 16 horas de viagem, chegamos no nosso paraíso! Fomos recebidos pelos funcionários do hotel com músicas e bebidas típicas da região. Estávamos exaustos, mas ao se deparar com aquele visual, tudo foi esquecido!
ONDE SE HOSPEDAR EM EL NIDO
Escolhi esse hotel após ler um post da Lala Rebelo, onde ela indicava ficar no Miniloc Island – El Nido Resorts e só posso agradecer!
Ele é o único hotel que fica localizado na Miniloc Island, onde ficam a Big e Small Lagoon que são as principais atrações de El Nido, e poder chegar nessas lagoas antes de todos os outros turistas nos conquistou logo de cara.
O hotel fica há 15 minutos de Caiaque da Big Lagoon e há 30 minutos da Small Lagoon. Caiaques e snorkel ficam à disposição dos hóspedes durante todo o dia e, se a maré permitir, você pode fazer esses passeios quantas vezes quiser. Não se hospedando no Miniloc, você só conseguirá chegar até às lagoas com os passeios de barco em grupo e chegará ao mesmo tempo que centenas de outros turistas. Não é tão incrível quanto estar sozinho nelas, né?
O valor da diária do Miniloc é alto, mas sem dúvida alguma, estar ilhado neste paraíso fez valer a pena. A diária do hotel inclui translado do aeroporto até o resort, todas as refeições, passeios e somente as bebidas são pagas à parte.
Faça sua reserva nesse paraíso AQUI.
REDE DE RESORTS EM EL NIDO
O Miniloc Island faz parte da rede de resorts El Nido. A rede possui mais 3 resorts na região, mas o Miniloc é o único que fica no arquipélago de Bacuit, onde estão as lagoas mais famosas, Big e Small Lagoon. O Miniloc e o Lagen Resort possuem o mesmo sistema de alimentação inclusa nas diárias, café da manhã, almoço e jantar. Além de passeios de barco pelas ilhas, caiaque e Stand-Up disponíveis o dia todo para os hospedes.
Os hotéis possuem Day Use e você pode usufruir da área comum e Spa dos resorts (Miniloc e Lagen), barcos partem diariamente em direção aos hotéis da rede.
QUAIS ILHAS CONHECER EM EL NIDO
A maioria dos passeios que fizemos estavam inclusos na diária do hotel, apenas em um dos cinco dias optamos por fazer um passeio privativo e pagamos a parte.
DIA 1
Acordamos bem cedo e tentamos ir de caiaque até a Big Lagoon, mas como a maré estava alta e agitada, não rolou! Então nos incluímos no passeio de barco oferecido pelo hotel e visitamos a Big e Small Lagoon. O barco saiu 8:30 da manhã e chegamos nas lagoas antes de todo mundo, um sonho! O barco do hotel sempre vai com caiaques acoplados nele, para na entrada das lagoas e os hóspedes continuam o percurso usando eles.
Big Lagoon
Small Lagoon
Voltamos para o hotel e já pegamos um segundo barco para o próximo passeio, um almoço no restaurante do hotel localizado na praia Entalula.
Entalula Beach
O hotel possui uma estrutura nessa Praia, com restaurante, tendas, cadeiras de sol e redes! Um paraíso em frente à um mar azul turquesa inesquecível! É servido um almoço típico aos hóspedes (incluso na diária) e as bebidas consumidas podem ser incluídas na conta do quarto e pagas no checkout, mordomia pura!
DIA 2
No segundo dia fizemos mais um passeio incluso na diária do hotel Miniloc, conhecemos a Snake Island, que um caminho de areia entre duas ilhas e por isso o nome, e a Cudugnon Cave, uma caverna incrível, cheia de morcegos e com uma entradinha entre as pedras onde só passa uma pessoa por vez e se arrastando! Experiência única.
Snake island
Para ter a vista de cima do caminho de areia é preciso subir até a parte mais alta da ilha, nada muito difícil, por uns 5 minutos. Quando fizemos esse passeio o mar além de agitado, estava muito cheio, então a linha de areia estava totalmente submersa. Converse com a recepção do hotel e pergunte qual o melhor horário para conhecer essa ilha, ela muda conforme a maré.
Cudugnon Cave
Nessa caverna optamos por não entrar com o Antonio, então só eu fui e Rodolfo ficou com ele no barco. Antes de entramos o guia conta um pouco da história e dá as instruções para entrar na caverna, tem todo um jeitinho para não se machucar.
DIA 3
Lagen Resort
No terceiro dia fomos para o Day Use no hotel da rede El Nido Resorts, o Lagen Island. A alimentação já está inclusa no passeio, você pode consumir bebidas na piscina, durante o almoço e incluir na conta do seu quarto no Miniloc.
Pôr do sol
Após voltarmos do Lagen Resort, pegamos um novo barco com destino ao pôr do sol! Não é possível vê-lo a partir do Miniloc, então o hotel oferece um passeio no fim da tarde para apreciar o espetáculo! Vale muito a pena.
DIA 4
Separamos ao menos um dia para aproveitar o Miniloc, descansar, dormir e recuperar as Energias. Esses passeios são maravilhosos mas cansam muito, grávida e com criança então… cansa o dobro! ????
Miniloc Island – El Nido Resorts
Escolhemos esse dia para termos um jantar, a luz de velas, na praia em frente ao hotel. Esse é um serviço oferecido pelo hotel mas pago a parte, cerca de 60 dólares, com direito a entrada, prato principal e sobremesa. O chef nos procurou durante o dia para decidirmos o cardápio e Antonio teve comida feita especialmente para ele. Amamos!
DIA 5
Esse era o dia com a melhor previsão do tempo, então deixamos os melhores passeios para esse dia. Esse roteiro não está incluso nas diárias do hotel, mas esta disponível nos passeios pagos. O roteiro normal inclui Secret Lagoon, Hidden Beach, Secret Beach e um ponto incrível para Snorkel. Esse tour custa 80 dólares, pedimos para incluir Big e Small Lagoon, o que nos custou apenas 10 dólares a mais!!! Valeu muito a pena!
Big Lagoon
Uma das mais famosas lagoa de El Nido, na verdade são rochas gigantes dentro do mar que formam lagoas rasas de água salgada. A cor da água vai mudando conforme você entra na lagoa, de transparente a um verde esmeralda apaixonante!
Small Lagoon
A outra lagoa famosa de El Nido. Com uma entradinha minúscula entre as pedras, águas transparentes e muita água viva (inofensivas), a Small Lagoon foi nossa preferida do passeio. Entramos nela com o caiaque do hotel mas, caso você esteja em um tour em grupo, existe um local fora da lagoa onde você pode alugar um para o passeio. Não é possível entrar na lagoa de barco já que ela é cercada de pedras.
Hidden Beach
Demos muita sorte com essa praia, já que dependendo da maré, ela simplesmente some! Antonio estava dormindo quando chegamos, então deixamos ele no barco com nosso guia e fomos de caiaque até a praia. Uma praia escondida atrás de paredões gigantescos de pedras, sensacional!
Secret Beach
Uma praia pequenininha, escondida dentro das rochas e com uma entrada minuscula. Foi um sufoco conseguir entrar nela por conta do mar agitado, só conseguimos porque nosso guia entrou na água e foi puxando o caiaque, morri de medo! rss
Secret Lagoon
De novo, por conta da maré alta e agitada, tivemos bastante dificuldades para descer do barco e chegar até a entrada da lagoa. O guia foi me puxando e tivemos que descer de chinelos, o chão da praia até chegar a lagoa é repleto de pedras. Apesar de ser incrível ver uma lagoa DENTRO das rochas, o perrengue para chegar até ela não valeu a pena rss
Ponto de parada para Snorkel
O mergulho mais incrível que já fizemos! Eu e Rodolfo revezamos e nosso guia foi na frente para mostrar o melhor caminho. Foi nesse mergulho que vimos o Nemo pela primeira vez : ), mas sem o guia eu não teria visto de jeito algum! Ele é pequenininho!!!
De El Nido seguimos viagem para Cebu, também nas Filipinas e conto tudo no próximo post.
Dani adorei as dicas de El Nildo agora surgem algumas dúvidas rsrs! Você disse que o roteiro não era incluso, então todas as praias que vocês foram eram pago a parte? E o guia era do hotel ou pago a parte também? E as fotos eu amei, vocês usam drone? qual modelo? Beijos
OI querida, desculpa a demora em responder. Na verdade a maioria dos passeios estavam inclusos no pacote do hotel, pagamos so umas 2 a parte e o preço é super ok! Os guias ja estão inclusos tbem.
Em El Indo só usamos o iPhone 7 Plus e a Canon 70d. BEijosss