Que os Alpes Suíços já são um luxo por si só, isso você já deve ter percebido, mas que Zermatt se diferencia de todos os demais, isso vou te mostrar agora! Zermatt é um dos mais luxuosos Alpes Suíços, junto com Gstaad e St. Moritz, locais de encontro dos ricos e famosos, e nesse post vou dar dicas de onde ter a melhor vista da montanha mais famosa do mundo, o que fazer durante sua visita, os melhores restaurantes da cidade e melhores hotéis.
Zermatt fica a 1.608m de altitude, aos pés da famosa montanha Matterhorn e abriga mais de 360km de pistas de esqui, o que a torna ideal para quem busca a combinação entre esportes ao ar livre e vistas de tirar o fôlego. O vilarejo não possui acesso de carros e esse é um dos principais diferenciais do lugar, só é possível chegar a Zermatt de trem ou helicóptero, os carros ficam estacionados em Tasch, cidade com acesso de carros mais próxima.
COMO CHEGAR EM ZERMATT
De carro:
Zermatt fica localizada no cantão de Valais, quase fronteira com a Itália e fica a 3:30h de Zurich, 2:20h de Berna e 2h de Interlaken. Como citei acima, o vilarejo é livre de carros e só permite o transito dos carros elétricos dos hotéis, todos os outros veículos precisam ficar estacionados em Tasch, cidade a 5km de Zermatt. Deixe o carro no estacionamento da estação (Matterhorn Terminal Täsch) e faça o percurso final de trem.
O estacionamento custa 15,50Chf por 24hs.
De Trem:
Visitamos Zermatt durante nossa viagem de trem pela Suíça, partimos de Grindelwald e o percurso demorou cerca de 3hs. Saindo de Zurich são 3:10 de percurso, de Interlaken são 2:14h e de Genebra são 3:40h.
Para acessar os horários e valores dos trens na Suíça, acesse: Sbb.ch.
O QUE FAZER
MATTERHORN
Vou começar pela atração principal de Zermatt, o Matterhorn. O Alpe mais famoso do mundo possui 4478m de altitude e é desejado por todos os alpinistas, mas, para nós, meros mortais, ele é mais conhecido por ilustrar a caixa do chocolate Toblerone, aliás, não esqueça de levar o seu para tirar a famosa foto rss.
Restaurante Chez Vrony:
É possível subir o Matterhorn e ver ele de perto através de outros pontos e montanhas, mas preciso confessar que, nossa melhor experiência, foi ver o imponente monte enquanto comíamos um delicioso Rosti em um dos restaurantes mais incríveis de Zermatt, o Chez Vrony. Ele fica em uma das pistas de esqui, bem no meio dela, e só é possível chegar até ele caminhando (ou esquiando, obviamente!), fizemos o percurso andando e com um bebê no canguru, então garanto que não é difícil e vale muito a pena.
Para chegar ao Chez Vrony, primeiro garanta sua reserva antecipadamente, pois o restaurante está sempre cheio. Depois, na estação do funicular de Zermatt (Talstation Sunnegga), pegue o funicular para Sunnega, desça na estação e procure a saída para a pista de esqui. Logo na saída você verá placas para o restaurante Chez Vrony, siga pista abaixo até chegar ao restaurante, são 20 minutos de caminhada até lá. Na volta, como a subida é muito pesada, desça mais uns 5 minutos de caminhada até chagar ao Chairlift, aquelas cadeirinhas abertas (pago a parte em dinheiro) que te levarão até o topo do Sunnega novamente, a experiência da cadeirinha é indescritível, fomos com Bernardo (6 meses) no canguru e Antonio (3 anos) foi sozinho em uma das cadeirinhas.
Sim, parece ser trabalhoso chegar até lá ( e é!) para quem não está esquiando, mas tenho certeza de que se você for, vai voltar aqui e me contar a experiência incrível que teve! São necessários calçados e roupas apropriadas para a neve e não recomendo o passeio se o tempo estiver ruim.
Matterhorn Glacier Paradise:
Esse é o passeio mais famoso e procurado de Zermatt, mas, como fica a 3.883 m de altitude, não é recomendado para crianças abaixo de 3 anos. Do Glacier Paradise é possível ter uma vista 360° dos Alpes da região e uma vista panorâmica do Matterhorn. O passeio só vale a pena em dias de sol, quando nublado a vista fica totalmente encoberta e não vale o gasto.
Lá em cima você vai encontrar uma plataforma de observação, o maior palácio de gelo do mundo, um restaurante e pistas de esqui. No verão as pistas de escorregador com bóias também estão abertas e as pistas de esqui continuam perfeitas para o esporte. Ida e volta de teleférico custa 82,50CHF (online) e quem possui o Swiss Travel Pass ganha 50% de desconto. Crianças até 9 anos não pagam.
Mais informações e compra de Ticket AQUI.
Gornergrat:
Gornergrat é uma opção perfeita para quem quer ter uma vista do Matterhorn e de mais 28 montanhas com altitude acima de 4000m. O trem sai da estação principal de Zermatt e, em menos de 40 minutos, chega a Gornergrat. Lá em cima você vai encontrar uma plataforma panorâmica com vistas maravilhosas, restaurante com terraço para os dias de sol, uma capela e lojas de souvenir.
Durante o verão é possível fazer caminhada durante o nascer do sol e jantar durante o pôr do sol. Já no inverno é possível jantar sob as estrelas e visitar o iglu. Todos esses programas precisam ser reservados com antecedência, mais informações no site oficial. Ida e volta para Gornergrat custa 38CHF e crianças até 6 anos não pagam e entre 6 e 16 anos pagam 50% do valor.
É na Gornegrat que fica o 3100 Hotel, o de localização mais elevada da Europa, ainda queremos voltar a Zermatt só para se hospedar nesse hotel! Faça aqui sua reserva no 3100 Hotel.
Mais informações e compra de Ticket AQUI.
Sunnega:
Essa montanha é o paraíso para famílias e crianças! Durante o inverno você encontra o Wolli’s park, um parque de esqui para crianças e iniciantes, com mascote, brincadeiras para os pequenos e aulas particulares de esqui, perfeito para um dia de diversão. Já no verão é possível nadar no lago Leisee (que fica congelado no inverno), aproveitar o parquinho do lugar, fazer piquenique e, para os mais aventureiros, começar a trilha dos cinco lagos ou a descida de bicicleta. Essa montanha é a que subimos para chegar ao restaurante Chez Vrony que citei acima, combinar os dois programas pode ser uma ótimo opção.
Para quem quer uma forma mais prática de ver o Matterhorn de perto e também ter um lugar divertido para as crianças, Sunnega é, definitivamente, o programa ideal!
Mais informações AQUI.
IGREJA ST MAURITIUS
Essa é a igreja da cidade, pequenininha mas linda! Ela foi construída em 1915, reformada em 1980 e é possível ver sua torre a partir de vários pontos da cidade.
CEMITÉRIO DOS ALPINISTAS
Subir o Matterhorn é o sonho de muitos alpinistas, mas como a escalada é um das mais difíceis do mundo, vários deles morrem ao tentar chegar ao topo do famoso Alpe Suíço, esse é o cemitério dos alpinistas que perderam suas vidas durante o trajeto.
MUSEU DO MATTERHORN
Nesse museu você poderá ver os equipamentos usados na primeira expedição ao topo do Matterhorn. Ele fica ao lado da igreja St. Mauritius.
CENTRO DA CIDADE
Um dos programas mais gostosos de Zermatt, andar pelo centrinho da cidade. Como não existe movimento de carros (somente os mini elétricos dos hotéis) caminhar pelas ruas de Zermatt é um programa delicioso e imperdível. A cidade é cheia de vida, restaurantes lotados e muitas lojas caríssimas, ande sem pressa e sem direção, a cidade é bem pequena e em pouco tempo é possivel conhecer ela toda. Não deixe de caminhar nas laterais do rio também, a vista mais famosa para o Matterhorn, a partir de Zermatt, é dali.
ONDE SE HOSPEDAR
Nós já fomos duas vezes para Zermatt, em uma delas nos hospedamos no Backstage Boutique Spa Hotel, um hotel 4 estrelas e mais luxuoso, já nesta última vez, como passamos apenas uma noite na cidade para pegar o trem panorâmico, optamos por nos hospedar bem próximo da estação de trem, num hotel mais simples e barato, o Derbi.
Zermatt não é uma cidade barata, então reserve com bastante antecedência para garantir melhores preços nas diárias do hotel. Em média, a diária custa 250Chf.
MONTE CERVIN PALACE
Ótima localização! Ele fica no coração de Zermatt, no centro da cidade, e oferece um tratamento luxuoso para os hospedes. O café da manhã, atendimento e localização são os pontos altos do Monte Cervin Palace.
THE OMNIA
Esse foi o hotel que tentamos nos hospedar mas, mesmo com 2 meses de antecedência, não conseguimos quartos disponíveis. Ele possui um design moderno, um ótimo restaurante e uma localização de cair o queixo, em cima de uma pedra. A vista do hotel é magnifica, todo o vilarejo bem em frente a sua sacada, inesquecível!
MATTERHORN FOCUS DESIGN HOTEL
Uma ótima opção para quem busca, além de apreciar as magnificas vistas de Zermatt, relaxar em um hotel único e exclusivo. O Matterhorn Focus Design Hotel possui localização privilegiada e a maioria dos quartos possui vista exclusiva para o Matterhorn.
Para uma experiência mais econômica porém confortável, indico os hotéis:
PANORAMA SKI LODGE
Perfeito para quem vai em família ou em grupo de amigos. Apesar de ser um apartamento e possuir cozinha, o Panorama Ski Lodge também oferece spa, cafe da manhã e bar nas áreas comuns do edifício. O apartamento acomoda até seis pessoas.
Os hotéis Sunstar Hotel Zermatt e Hotel Beau Rivage também possuem ótimo custo beneficio.
3100 KULMHOTEL
Para uma experiência inesquecível, indico o 3100 KulmHotel, ele fica em cima da montanha Gornergrat e é o hotel com localização mais alta da Europa.
O QUE COMER
A melhor parte de toda viagem, COMER!!! Rss Se conhecer a culinária local faz parte da experiência, imagina na Suíça, onde a comida é divina! Cada refeição pode ser inesquecível, então capriche na escolha dos restaurantes.
Chez Vrony
Já citei esse restaurante no começo do post como um programa a ser feito, mas além da vista divina, a comida do Chez Vrony é muito boa! Comi um rosti delicioso!
SayCheese
Esse é fondue mais famoso de Zermatt, e não é para menos, decidir entre o fondue tradicional e o com trufas será a tarefa mais difícil da sua viagem. Um melhor que o outro e o melhor acompanhamento, pão feito na hora! Reserve com muitaaaa antecedência, o restaurante é bem pequeno e muito procurado.
De sobremesa, fondue de Toblerone é usadas opções, mas não achamos nada demais comparado a delícia dos de queijo.
SnowBoat
Perfeito para quem está cansado de fondue e rosti e quer conhecer um lugar super inusitado em Zermatt. Esse é um bar que imita um barco, super descolado e com hambúrgueres deliciosos! Durante o dia ele só serve lanches e saladas, no jantar o subsolo do “barco” abre e o cardápio é completo. Reserve uma mesa próxima ao aquário.
Ele lota no pós esqui (5pm), então reserve com antecedência.
Leia também:
Roteiro pela Suíça – Alpes + trem panorâmico
Grindelwald – A melhor região dos Alpes Suíços
Como montar uma mala de neve para crianças
SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO NA EUROPA
Eu sempre recomendo viajar com seguro de saúde feito, ainda mais se você estiver viajando com crianças, o custo para emergências fora do pais pode ser bem elevado, então vale a pena prevenir. Além de ser uma ótima garantia ao viajar, o seguro saúde é obrigatório na maioria dos países europeus, você sabia? Com cobertura mínima de €30.000.
Faça a cotação do seu seguro com a SEGUROSPROMO, no site deles você vai conseguir cotar e comparar as principais seguradoras de viagem e garantir o melhor preço para você e sua família. Não viaje sem seguro, o risco não vale a pena. Utilizando o cupom ANTONIOPMUNDO5 você recebe 5% de desconto no seu seguro.
Em Zermatt pagamos o trem panorâmico Glacier Express e seguimos para Chur, conto tudo no próximo post.
Para mais posts sobre a Suíça, CLIQUE AQUI.
Beijos nossos, Dani.