Acabamos de chegar da nossa temporada de neve e estava ansiosa para dividir com vocês nosso roteiro pelo Suíça e tudo o que fizemos por lá. Essa viagem foi feita em parceria com o sistema de transporte público do país, o Swiss Travel Sistem. Recebemos dois Swiss Travel Pass 1° classe com duração de oito dias (Passe que dá direito a usar todos os transportes públicos do país, entradas em mais de 500 museus e visitar as montanhas Rigi, Schilthorn, Stanserhorn e Stoos, sem custo adicional e desconto de 50% em outras diversas montanhas) e aproveitamos para focar a viagem em visitar alguns Alpes e fazer a rota do Glacier Express, o trem panorâmico mais famoso da Suíça.
Nosso roteiro teve duração de nove dias, partimos de carro de Luxemburgo (onde moramos atualmente) até Lucerna na Suíça, onde deixamos o carro estacionado e seguimos viagem de trem. O foco dessa vez foi na região de Interlaken, que é uma ótima opção de base para quem quer conhecer os Alpes Suíços e Zermatt, de onde parte o trem panorâmico mais famoso da Suíça, o Glacier Express.
ENGELBERG
Após deixarmos nosso carro estacionado na estação de trem em Lucerna, pegamos um trem com destino a Engelberg, nossa primeira parada pelos Alpes Suíços. Passamos duas noites na cidade, que é a base perfeita para quem quer conhecer o Monte Titlis, andar no primeiro teleférico giratório do mundo e atravessar a ponte suspensa mais alta da Europa.
Leia Também: Monte Titlis e o vilarejo de Engelberg


O Monte Titlis (estação intermediária Trübsee) é perfeito para crianças! O ideal é pegar o bondinho cedo para evitar as filas.




Nos hospedamos no H+ Hotel & Spa, ótima localização e café da manhã, use nosso buscador de hotéis para fazer sua reserva e não pague nada mais por isso.
Leia Também: Como vestir crianças durante as viagens de inverno e temperaturas muito baixas.
LAUTERBRUNNEN
Após dois dias em Engelberg, seguimos de trem para Lauterbrunnen onde nos hospedamos por duas noites.
Situada em um impressionante vale dos Alpes, a cidade é base para inúmeras atrações da região. Conhecida por suas 72 cachoeiras, Lauterbrunnen parece ter sido tirada de um quadro, a famosa cachoeira ao fundo da cidade fica com a vazão de água reduzida no inverno, mas não por isso menos bonita.
Leia também: Lauterbrunnen – o vale encantado e suas 72 cachoeiras

Na região você pode conhecer Wengen, uma cidade fofa que fica a 15 minutos de Lauterbrunnen e possui pista de esqui e trenó para crianças, e Mürren, uma vila encantadora sem acesso para carros que fica completamente coberta de neve no inverno.
As montanhas Schilthorn (onde foi gravado um dos filmes do 007) e Scheidegg também são de fácil acesso saindo de Lauterbrunnen.





Nos hospedamos duas noites em Lauterbrunnen, mas após ter conhecido, recomendo uma noite em Wengen e outra em Mürren. Na minha opinião, são cidade mais encantadoras e de experiências únicas.
Em Wengen recomendo o Sun Star Hotel e o Schoennegg Hotel e em Mürren recomendo o Eiger Swiss Quality Hotel.
GRINDELWALD
Essa não poderia ter ficado de fora! Grindewald é a típica vila dos Alpes Suíços, casinhas com telhados cobertos de neve, montanhas por todos os lados e muitas, muitas atividades na neve. Passamos dois dias na cidade e foi um dos destinos preferidos de todo o roteiro.
Leia também: Grindelwald – a melhor região dos Alpes suíços


Em Grindelwald a principal atração é a montanha First, onde você vai encontrar inúmeras opções de atividades, voo por cabos de aço, passarela suspensa, pistas de Ski, descida de trenó e muito mais. Também é possível visitar o Jungfraujoch (Top of Europe) a partir de Grindelwald.


Nos hospedamos no SunStar Hotel & Spa, ótima localização, quarto amplo, cama extra para crianças, ótimo café da manhã, vista incrível dos Alpes, piscina aquecida e parquinho para as crianças.
ZERMATT
A nossa queridinha! Com uma das montanhas mais famosas do mundo em seu horizonte, Zermatt é charmosa, luxuosa e essencial em qualquer roteiro pelos Alpes Suíços. A principal atração é o Matterhorn, montanha que aparece na caixa do chocolate Toblerone, e você subir nele ou vê-lo através de outras montanhas. Gornergrat, Rothorn e Sunnegga são algumas das opções. Para famílias e crianças, Sunnega é a mais recomendada.
Leia também: Zermatt – um dos mais luxuosos Alpes suíços


Em Zermatt recomendo os hotéis The Omnia, Hotel Bellerive e Suitenhotel Zurbriggen.
GLACIER EXPRESS – TREM PANORÂMICO
O trem panorâmico mais famoso da Suíça parte de Zermatt em direção a St. Moritz. São 8 horas de viagem entre cidades, lagos, alpes e muita, muita neve! A rota é feita no verão também. Descemos no meio do caminho, em Chur, após 5 horas de viagem. Com crianças, fazer a rota completa é muito exaustivo e entediante para os pequenos.


Compre aqui seu Swiss Travel Pass e garanta sua vaga no trem panorâmico mais famoso da Suíça.
CHUR
A cidade mais antiga da Suíça e nosso destino final pelo país. O centro histórico da cidade é todo medieval e faz fazer a pena perder algumas horinhas por ali. A igreja St Martin é maravilhosa e compõe o cenário incrível da cidade.
Só dormimos uma noite na cidade para descansarmos do longo trecho do trem panorâmico e foi perfeito, em apenas 2 hs é possível conhecer todo o centro histórico e redondezas, tomar um sorvete e sair em busca de um bom restaurante para o jantar.

Saímos de Chur pela manhã em direção a Lucerna, onde pegamos nosso carro e voltamos para Luxemburgo.
Nos hospedamos no ABC Swiss Quality Hotel, em frente à estação de trem, o melhor quarto da viagem e ótimo atendimento. O café da manhã deixa a desejar mas a localização faz valer a pena! Fizemos tudo a pé.
Leia Também:
Os hotéis mais incríveis da Suíça
Blausee, o lago mais incrível da Suíça
Casa do Papai Noel na Suíça, o programa perfeito para a época do Natal
SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO NA EUROPA
Eu sempre recomendo viajar com seguro de saúde feito, ainda mais se você estiver viajando com crianças, o custo para emergências fora do pais pode ser bem elevado, então vale a pena prevenir. Além de ser uma ótima garantia ao viajar, o seguro saúde é obrigatório na maioria dos países europeus, você sabia? Com cobertura mínima de €30.000.
Faça a cotação do seu seguro com a SEGUROSPROMO, no site deles você vai conseguir cotar e comparar as principais seguradoras de viagem e garantir o melhor preço para você e sua família. Não viaje sem seguro, o risco não vale a pena. Utilizando o cupom ANTONIOPMUNDO5 você recebe 5% de desconto no seu seguro.