COMO TIRAR A CHUPETA DE UMA CRIANÇA

Tipo de viagem
Clima

LARGANDO A CHUPETA

Amanhã completaremos duas semanas sem chupeta e precisava dividir isso aqui com vocês! Estava me preparando psicologicamente para a fase da retirada, para a choradeira e noites sem dormir, mas ao contrário do que imaginei, tudo ocorreu naturalmente.

Antonio está com 2 anos e 2 meses. Eu havia planejado tirar a chupeta assim que completasse 2 anos, porém, como a data coincidiu com nossa mudança de país, preferi postergar e pensei em tirar somente aos 2 anos e meio.

MÉTODOS PARA TIRAR A CHUPETA

Eu já tinha lido várias formas de tirar a chupeta: Conversar e ver se a criança já entende, trocar por um presente que a criança queira muito, dar para o Papai Noel, tirar de uma vez e esperar a criança se acostumar sem (essa p mim, era a pior) e por fim, cortar um pedacinho da ponta da chupeta e entregar para a criança, obviamente ela não gostaria mais (não pega sucção) e largaria.

Eu ainda não tinha decidido qual método fazer, deixei para decidir lá na frente, quando realmente fosse tirar a chupeta dele.

LARGANDO A CHUPETA NATURALMENTE

Há um mês atrás, percebi que Antonio passou mais a morder a chupeta do que a sugar de verdade. Ela já usava somente para dormir, tanto na soneca quando no sono noturno, mas não mais durante o restante do dia.

Para conseguir tirar a chupeta durante o dia, relacionei ela diretamente a “dormir” e com isso ele entendeu que só poderia usar quando fosse para a cama. A cada instante que ele pegava a chupeta, eu falava na mesma hora, “ahhh você quer dormir? Pegou a chupeta é porque está com sono, né?” “então vamos para a cama…” ele obviamente respondia que não, e eu reforçava “ahhh, então vamos guardar essa chupeta, se não o Antonio vai ter que ir dormir” e ele me entregava em seguida.

Foram 2 semanas assim, até ele entender que chupeta só podia na hora de dormir, depois disso ele já nem pedia mais durante o dia.

Após perceber que ele começou a morder a chupeta, comecei a avisar insistentemente “Se você estragar essa chupeta, nós não temos outra e você vai ficar sem, está bem?” Ele ria e continuava mordendo!

Em um dos dias, percebi que ele tinha dado uma mordidinha mais forte na ponta da chupeta e abriu um cortinho. Comecei a mostrar o corte p ele todas as vezes ” você tá vendo isso aqui? Você está estragando sua chupeta, quando isso ficar maior você não vai mais ter chupeta, ok?” Ele só ria e continuava a morder.

O ÚLTIMO DIA COM A CHUPETA

Saímos para a casa de uns amigos e levei a chupeta, já era noite e ele poderia tentar dormir no sofá. Ele já estava exausto, era tarde e me pediu a chupeta, eu entreguei e avisei que estava quase estragando, ele olhou p mim e tacou uma mordida, gigante (foi de birra mesmo)! Que abriu a chupeta na hora. Não chegou a sair um pedaço, mas abriu bastante, “rasgou”.

Eu fiquei preocupada com o escândalo que ele poderia dar, afinal estávamos fora de casa, mas reforcei o aviso ” A mamãe avisou, agora você estragou sua chupeta e não temos outra! Você vai ter que usar essa mesmo!”.

Ele jogou a chupeta no chão na mesma hora e voltou a brincar.

Eu percebi que ele não iria mais chupar aquela chupeta e dei meu truque de mestre hehehe, se ele tinha mordido e não queria mais, não sou eu que vou ficar de culpada nessa história, comecei a oferecer a todo momento a chupeta. “Pega filho, pode chupar o seu pipi, vai filho.. quer o seu pipi agora? Filho vamos dormir com a chupeta?” E em todas as vezes ele jogava a chupeta no chão desde o primeiro minuto.

Foram três dias oferecendo, até que ele parou de pedir e eu de oferecer! Simplesmente esqueceu.

Eu não escondi a chupeta, pelo contrario, coloquei todos os dias na cama, ao lado dele, e ele nem encostou nela.

 

O MÉTODO MENOS TRAUMÁTICO

Agora, eu realmente acho que o melhor método para tirar a chupeta de uma criança é o do cortar a ponta. Ele é simples, fácil de fazer e você ainda pode dar uma de desentendida rss.

Claro que o fato de eu ter explicado tudo para ele, o passo a passo, ajudou muito no entendimento para o que estava acontecendo, mas acho que se seu caso é de emergência, o cortar a ponta vai fazer a criança não sentir mais atração por aquilo e largar.

!!! Eu não faria um corte grotesco, que a criança percebesse que estava faltando algo ali, eu cortaria só um buraquinho… somente para a passagem de ar, assim a criança olha a chupeta, que está normal e não entende o que está acontecendo. Prefiro enganar do que fazer sofrer noites e mais noites por sentir falta da chupeta.

Oferece a furada e diz que não tem outra, em alguns dias eles desapegam total da bendita chupeta!

 

Espero que por aí seja tão simples como por aqui. Nenhuma mãe e muito menos a criança, merecem ter que passar por essas mudanças bruscas de fases!

Boa sorte e depois me conta se deu certo!!!

 

COMENTÁRIOS
COMPARTILHE
COMENTÁRIOS

4 comentários em “COMO TIRAR A CHUPETA DE UMA CRIANÇA

  1. Layanne on

    Dani , gostei do truque da chupeta ! Vou fazer . Me deseja boa sorte ! Bjs e parabéns para o Antônio !

  2. Etiene on

    Com minha filha fiz igual cortei a pontinha e depois ela começou a morder a chupeta (bastante) e mesmo com a chupeta rasgada e toda mordida ela queria usar para dormir e durante o dia , ou seja, ela não deu a mínima para o estragado da chupeta e eu tive que tirar de outra maneira que foi trocando por algo que gostasse . Hoje é o segundo dia e ela acorda a noite chorando mto :/ não está nada fácil mais vou seguir firme na minha decisão pq sei que eh o melhor pra ela

  3. danikalsovik on

    Querida, provavelmente você já passou dessa fase, né? Espero que não tenha sido muito difícil. Desculpa a demora em responder. BEijoss

Deixe um comentário